Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4021
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção química e avaliação da inibição enzimática de extratos de espécies de Pthirusa parasitas de Syzygium cumini (jambolão) e Citrus sp (limoeiro)
Autor(a): Adriana Oliveira Castro
Orientador(a): Renata Takeara
Resumo: A família Loranthaceae é composta de 70 gêneros e 950 espécies, e ocorrem principalmente nas regiões tropicais. É uma família de epífitas hemiparasitas, arbustivas que cresce aderida ao caule e/ou ramos das árvores, através de haustórios, que penetram na madeira do hospedeiro de onde obtêm nutrientes e água. Os representantes são plantas daninhas parasitando geralmente árvores frutíferas, ornamentais e florestais. São utilizadas no mundo inteiro para tratarem diversas enfermidades, tais como, problemas respiratórios, artrites, debilidade nervosa, diabetes, inflamações, condiloma, hemorróidas e alguns tipos de câncer. Os principais tipos de substâncias encontrados nas famílias Viscaceae e Loranthaceae são terpenos, lignanas, flavonóides, além da descrição da presença de carboidratos, ácidos graxos, ácidos aminados, fenilpropanóides, taninos, antraquinonas, saponinas e alcalóides. Estudos biológicos e farmacológicos com espécies de Loranthaceae demonstraram atividade cardiovascular, antimicrobiana, hipotensora e antimicobacteriana. A capacidade inibitória de enzimas, aparentemente negativa, pode ser utilizada de forma benéfica como no tratamento da obesidade, diabetes, entre outras doenças. A diabetes tipo 2 pode ser tratada com a modulação de enzimas do trato digestório. Inibidores que retardam a absorção de carboidratos, como os fenólicos, podem atuar diminuindo a hiperglicemia pós-prandial, podendo ser utilizados estrategicamente na melhora da qualidade de vida dos pacientes. O imenso potencial de produção de substâncias inibidoras de enzimas em espécies de Loranthaceae e os escassos estudos das espécies da Amazônia poderiam contribuir substancialmente para apoiar os poucos estudos quimiotaxonômicos das Loranthaceae, bem como para a descoberta de novas substâncias com possibilidades terapêuticas e aplicações tecnológicas, principalmente como fármacos e nutracêuticos. Este trabalho tem como objetivos analisar a presença de metabólitos secundários e atividade inibidora de enzimas em extratos e frações de espécies de Pthirusa parasitas de Syzygium cumini (jambolão) e Citrus sp (limoeiro). As folhas de espécies de Pthirusa parasitas de Syzygium cumini (jambolão) e Citrus sp (limoeiro) serão coletadas na região de Itacoatiara Km 26 - estrada AM-010. Em seguida, elas serão secas para o preparo do extrato e fracionamento. O material seco e moído será extraído com etanol. Os extratos e frações serão analisados através de ensaios cromáticos usuais utilizando-se reagentes convencionais para detecção de grupos fenólicos específicos, terpenos, saponinas e alcalóides. A atividade inibidora de amilase será determinada pelo método iodométrico. O ensaio de inibição da enzima α-glucosidase será realizado segundo a metodologia de Andrade-Cetto (2008) por meio da medição da liberação de 4-nitrofenol a partir do 4-nitrofenil-α-D-glicopiranosídeo.
Palavras-chave: Loranthaceae
Alfa-amilase
Alfa-glucosidase
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4021
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.