Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4049
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Screening psicofarmacológico com extrato da Passiflora nítida Kunth em camundongos: avaliação do comportamento geral, atividade ansiolítica e antiepiléptica
Autor(a): Paulo Henrique Lira Matos
Orientador(a): Geane Antiques Lourenço
Resumo: As plantas constituem-se num enorme laboratório de síntese orgânica, fruto de milhões de anos de evolução e adaptação sobre a Terra. Nas últimas décadas esse manancial de moléculas distintas e complexas começou a se desvendar, devido à evolução dos métodos de análise e separação destes compostos. A descoberta de novas drogas com atividade no sistema nervoso central é constante, na busca por alternativas terapêuticas. Muitos são os exemplos de princípios ativos de plantas com ações centrais, porém a disponibilidade desses extratos em formulações ainda é um desafio. Os modelos animais em neuropsicofarmacologia são utilizados basicamente para o estudo de fármacos ou da neurobiologia dos transtornos mentais. Em relação aos fármacos, podemos empregar esses modelos na pesquisa de novas drogas ou no estudo do mecanismo de ação de drogas na fisiopatologia das desordens psíquicas. Com base nisso e de acordo com nosso conhecimento prévio, optamos por um "screening" farmacológico para avaliação da ação central dos extratos a serem testados, utilizando o campo aberto (toxicidade, comportamento geral e ansiedade), labirinto em cruz elevado (ansiedade, atividade motora e aprendizado e memória), efeito sobre a convulsão induzida por PTZ (pentilenotetrazol) (ação anti ou pró convulsivante). Todos estes modelos são amplamente utilizados em protocolos dessa natureza e seguem os preceitos de confiabilidade descritos por Geyer e Markou (1995). O composto escolhido para o desenvolvimento desse projeto é o extrato das folhas da Passiflora nítida Kunth (maracujá-do-mato ou maracujá-suspiro), que em experimentos prévios, produziu um efeito de alteração comportamental de origem central. Porém na literatura constam apenas dados da atividade desse extrato sobre a agregação plaquetária e coagulação sanguínea (Carvalho, et. al., 2010). Não existem estudos sobre a ação dessa espécie vegetal sobre o sistema nervoso central, porém outras espécies do mesmo gênero são amplamente utilizadas com comprovado efeito ansiolítico, sedativo, antiinflamatório, antinociceptivo, antihipertensivo (Di Strasi, et. al., 2002;). O avanço da ciência e tecnologia em uma determinada Região se faz à custa de formação competente de mão de obra, incentivo à pesquisa com incremento do fomento, dentre outras estratégias. No Laboratório de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFAM, apesar de poucos recursos atuais, é possível implementarmos um núcleo de estudos farmacológicos, visando fixar na Região os testes biológicos com os compostos vegetais Amazônicos, formando parcerias com outros Departamentos dentro da própria Universidade, e em outros Institutos do Estado ou fora dele. A efetivação desse Projeto irá propiciar de forma natural à formação de alunos de iniciação científica e pós-graduação, alavancando a produção científica na UFAM, bem como gerando mão de obra qualificada para a Indústria Farmacêutica regional e para própria Universidade.
Palavras-chave: Passiflora nítida
Psicofarmacologia
Fitoterápico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4049
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-S0117-2013_paulo_final_corrig.pdf784,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.