Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4052
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação comportamental em ratos wistar adultos que foram expostos ao extrato da Passiflora nitida Kunth durante o período pré-natal
Autor(a): Jacqueline Oliveira Miranda da Costa
Orientador(a): Geane Antiques Lourenço
Resumo: Fitoterápicos são medicamentos obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, exsudato, e outros). E, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população (Brasil, 2004). No entanto, a maior parte dos fitoterápicos utilizada atualmente por automedicação ou por prescrição médica não apresenta perfil tóxico definido, justamente pela falta de avaliação em testes biológicos destes compostos. A exposição materna a várias substâncias durante a gravidez e a lactação pode causar desenvolvimento de neurotoxicidade e/ou anormalidades comportamentais nos descendentes, que pode persistir através de toda vida desses indivíduos (Palermo-Neto, 1994 AMITRAZ). Assim, análises simples de animais experimentais neonatos oriundos de mães tratadas com fitoterápicos durante a gestação, mostram informações sobre a toxicidade destes compostos. Os testes de avaliação da toxicidade reprodutiva geralmente compreendem a exposição de animais sexualmente maduros antes da concepção, durante o desenvolvimento pré-natal e após o nascimento e, continuadamente até sua maturação sexual (Lemônica, 2001). O composto escolhido para o desenvolvimento desse projeto é o extrato das folhas da Passiflora nitida Kunth (maracujá-do-mato ou maracujá-suspiro), que em experimentos prévios (Carvalho, 2008), produziu um efeito de alteração comportamental aparentemente de origem central, dependente da dose. Porém, na literatura constam apenas dados da atividade desse extrato sobre a agregação plaquetária e coagulação sanguínea (Carvalho, et. al., 2010). Não existem estudos sobre a ação dessa espécie vegetal no sistema nervoso central, mas sabe-se que outras espécies do mesmo gênero são amplamente utilizadas com comprovado efeito ansiolítico, sedativo, antiinflamatório, antinociceptivo, antihipertensivo (Di Strasi, et. al., 2002; Dhawan e Sharma, 2002, 2003). Quanto às características fitoquímicas da Passiflora nitida, os flavonóides, cumarinas e taninos, são as substâncias ativas majoritárias neste extrato e, conforme descrito na literatura, são compostos ativos em nível central. A proposta deste projeto é efetuar uma avaliação farmacológica dos efeitos do extrato das folhas de Passiflora nitida Kunth no comportamento de ratos Wistar adultos que foram expostos a esse extrato durante o período pré-natal. Para isso, iremos observar o comportamento dos ratos Wistar adultos através da avaliação da atividade motora, aprendizado e memória, ansiedade e depressão por meio de testes de avaliação comportamental (campo aberto, natação forçada, ambiente enriquecido, interação social, esquiva discriminativa no labirinto em cruz elevado) e identificar as possíveis alterações comportamentais decorrentes da exposição ao extrato das folhas de Passiflora nitida Kunth.
Palavras-chave: Passiflora nítida
Fitoterápicos
Avaliação do SNC
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4052
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBS-0120-2013.pdf706,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.