Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4056
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção química e avaliação da inibição enzimática de extratos das folhas de Oricthantus sp. e de Pthirusa sp, espécies de Loranthaceae parasitas de Theobroma grandiflorum (Wildenow exp Sprengel) Schum (cupuaçuzeiro) e de Inga edulis Mart. (ingazeiro).
Autor(a): Rhanna Victória Amaral da Silva
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: Estudos sobre produtos naturais tem ganhado cada vez mais espaço na química e proporcionado a descoberta de novas drogas. Em torno de 25 a 30% das novas drogas são provenientes de plantas , fungos e outras espécies biológicas. A familia Loranthaceae, que faz parte das angiospermas, é composta de 70 gêneros e 950 espécies, ocorrentes de regiões tropicais. Essas espécies são utilizadas em problemas respiratórios, artrites, debilidade nervosa, diabetes, inflamações, condiloma, hemorróidas e alguns tipos de câncer. Os principais tipos de substâncias encontrados são terpenos, lignanas, flavonóides, além da presença de carboidratos, ácidos graxos, ácidos aminados, fenilpropanóides, taninos, antraquinonas, saponinas e alcaloides. As atividades inibidoras que se destacam são de tirosinase, acetilcolinesterase, α-amilase, lipase, e α-glucosidase, que podem ser usadas de forma benéfica no tratamento da obesidade, diabetes, entre outras doenças. A composição química da família Loranthaceae é de suma importância devido a grande riqueza da Amazônia que contém espécies já popularmente utilizadas com finalidade medicinal e/ou terapêutica. O estudo irá contribuir no fornecimento de dados para futuras aplicações medicinais, entre outros. O objetivo é analisar a presença de metabólitos secundários e avaliar atividade inibidora da enzima lipase de extratos das espécies de Oricthantus sp. e de Pthirusa sp, espécies de Loranthaceae parasitas de Theobroma grandiflorum (Wildenow exp Sprengel) Schum (cupuaçuzeiro) e de Inga edulis Mart. (ingazeiro). As folhas das duas espécies serão coletadas, secas e trituradas. O material será extraido com etanol em aparelho de Soxhlet e concentrado até remoção de todo solvente em evaporador rotatório. O extrato será fracionado através de partição liquido-liquido utilizando solventes de polaridade crescente. As frações serão concentradas em evaporador rotatório e os rendimentos serão determinados. Os extratos e frações serão analisados através de ensaios cromáticos e em placas cromatográficas para detecção de grupos fenólicos, flavonoides, terpenos, saponinas e alcalóides. O ensaio de inibição da Lipase será realizado no Laboratório de Ensaios Biológicos da Faculdade de Farmácia (UFAM) sob responsabilidade do Professor Doutor Emerson Silva Lima e será realizado segundo a metodologia de Lee et al (1993).
Palavras-chave: Oricthantus
Pthirusa
Lipase
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4056
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.