Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4057
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da citotoxicidade e da genotoxicidade de uma naftoquinona furano sintetizada a partir de 2-hidroxi-1,4-naftoquinona (Lawsona)
Autor(a): Leilane Bentes de Sousa
Orientador(a): Marne Carvalho de Vasconcellos
Resumo: As naftoquinonas são compostos químicos derivados do naftaleno e pertencentes à família das quinonas. Estas substâncias apresentam relevante importância na terapêutica e muitos dos seus derivados são utilizados como agentes antitumorais, leischmanicidal, anti-inflamatórios, agentes antibacterianos, tripanocida e antituberculose. O mecanismo de ação destes compostos se destaca pelo seu potencial citotóxico, atribuído a capacidade de induzirem o estresse oxidativo através da formação intracelular de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) que causam danos celulares, sendo empregadas como composto modelo para o desenvolvimento de drogas anticancerígenas. Estudos demonstram que o derivado sintético da naftoquinona Lawsona, o IVS320 (1H-ciclopenta[b]nafto[2,3-d]furano-5,10(3aH,10bH)-diona) apresenta grande potencial de ser aplicado na terapêutica como agente antifúngico contra Candida (C.): C. albicans, C. krusei, C. parapsilosis, C. kefyr, C. tropicalis e C. dubliniensis. Estudos indicam que algumas naftoquinonas promovem diferentes tipos de danos no DNA das células de mamíferos, como quebras simples e/ou duplas do DNA, como é o caso da 1,2-naftoquinona, bem como formação de bases oxidadas, indicando seu possível efeito citotóxico e genotóxico. Apesar das naftoquinonas α-furano exibirem importante atividade antifúngica, apenas um estudo demonstrou ausência de atividade hemolítica ou efeitos citotóxicos. Em virtude disso, faz-se necessário a realização de mais estudos que comprovem a ausência ou presença de indução de citotoxicidade e genotoxicidade por estes compostos. O dano ao DNA, pode resultar em mutações genéticas, perda ou ganho de cromossomos e aberrações cromossômicas que desempenham papel importante em muitas malignidades. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o potencial citotóxico e genotóxico do IVS320 em células humanas normais. A amostra IVS320 será cedida pelo professor Vitor Francisco da Universidade Federal Fluminense e serão realizados os teste de avaliação da citoxicidade por meio do teste do Alamar Blue, que consiste na avaliação da viabilidade celular dos fibroblastos humanos normais por meio da adição do corante Alamar Blue à cultura de células e o grau de alteração da sua cor indica o reflexo do grau de proliferação celular que será determinada pelo leitor de placas Elisa; e os testes de detecção do tipo de dano no DNA, o teste do cometa alcalino, que detecta quebras duplas, simples e sítios álcali-lábeis no DNA, e o neutro que detecta especificamente quebras duplas. Por fim, será avaliado o dano no DNA por meio da inibição da topoisomerase II. Se o dano do DNA for mediado por topoisomerase II, a quebra da dupla fita do DNA será detectada quando a proteinase K for adicionada ao tampão de lise, que resultará na digestão do complexo clivável e, assim, irá expor a quebra de fita dupla do DNA.
Palavras-chave: Dano no DNA, Célula normal, Teste do cometa
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4057
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.