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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4060
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Efeitos de um programa de tratamento associando reabilitação vestibular e prática mental em pacientes com Esclerose Múltipla |
Autor(a): | Daiana dos Santos Gualberto |
Orientador(a): | Carmen Silvia da Silva Martini |
Resumo: | A esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, inflamatória, que acomete a substância branca do sistema nervoso central (SNC), caracterizada por períodos de remissões e exacerbações, determinando sinais e sintomas vari¬áveis tais como: fraqueza muscular, distúrbios da marcha, diminuição da acuidade visual, distúrbio de equilíbrio e sensação de fadiga que comprometem a qualidade de vida e provocam perda progressiva de função. A incapacidade provém do processo de desmielinização no cérebro e cerebelo, sendo comuns as sensações vestibulares anormais no curso clínico da doença, onde os indivíduos têm a orientação espacial sensibilizada, podendo sentir vertigem, náusea e desequilíbrios potencializados por movimentos da cabeça e olhos. Uma das técnicas que auxilia na reabilitação deste paciente é a prática mental, por ser de fácil acesso e baixo custo, contribuindo para a reabilitação de pacientes neurológicos por induzir o aprendizado de habilidades motoras, sem necessitar de muito gasto energético. O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de tratamento associando reabilitação vestibular e prática mental em pacientes com esclerose múltipla (EM). A população será composta por 15 pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente, cadastrados na Associação de Esclerose Múltipla, avaliados pela Escala Expandida do Estado de Incapacidade (EDSS), Escala Modificada de Impacto de Fadiga (MFIS), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Dizziness Handicap Inventory (DHI) Brasileiro, Visualização Mental de Padrões Motores (Prática Mental), Protocolo de Exercícios de Cawthorne e Cooksey e por de um programa de intervenção fisioterapêutica, durante dois meses (16 sessões), três vezes por semana, com duração de 45min cada, com orientação ambulatorial. Assim, acredita-se que a união da prática mental e da reabilitação vestibular poderá reduzir a fadiga e sensações de tontura, melhorando o equilíbrio estático e dinâmico, contribuindo dessa forma para importantes aspectos da vida dos indivíduos com EM. |
Palavras-chave: | Esclerose Múltipla Reabilitação Vestibular Prática Mental |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ginástica, Dança e Ativ. Lúdicas Faculdade de Educação Física |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4060 |
Data do documento: | 31-jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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