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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Razões da evasão nos cursos de Enfermagem de IES públicas no estado do Amazonas
metadata.dc.creator: Valerie Kischener Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Nair Chase da Silva
metadata.dc.description.resumo: Evasão escolar é o desligamento do estudante da instituição de ensino, sem que esta tenha controle do mesmo. É um problema que afeta o mundo todo com consequências severas no campo social, acadêmico e econômico tanto para o setor público, pelo não retorno do investimento feito quanto para o setor privado dado a perda de receitas A evasão estudantil é atribuída a vários fatores: dificuldades financeiras do aluno em manter-se no curso, horário incompatível com o trabalho, escolha inadequada do curso, expectativa frustrada em relação ao desempenho da instituição promotora do curso, ocorrência de situações inesperadas tais como falecimento ou doença em pessoa da família. Para a instituição de ensino a evasão pode resultar em frustração pela expectativa criada no ato da matrícula de que se teria um número de alunos ao final do curso o que não ocorre pelo abandono, trancamento, não se efetivando o acordo feito por ambas as partes. No caso das profissões da saúde, especificamente da enfermagem tal problemática se agrava uma vez que hoje a quantidade de profissionais é insuficiente para o Estado que convive com uma relação abaixo da média nacional. Paralelo a esse déficit de enfermeiros no mercado de trabalho observa-se que a finalização dos cursos está aquém das vagas oferecidas para ingresso nesses cursos. Diante do exposto o trabalho surge como fruto da observação dessa realidade buscando responder as seguintes questões: Qual o percentual de evasão nos cursos de enfermagem de IES públicas no estado do Amazonas? Quais são as causas de evasão dos acadêmicos dos cursos de enfermagem de IES no Amazonas? Como as IES podem intervir nesse fenômeno para mudar esse/a quadro realidade, na opinião dos acadêmicos? Este estudo busca analisar as causas da evasão dos acadêmicos de enfermagem de IES públicas no Amazonas no período de 2005 a 2009. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Os sujeitos do estudo serão acadêmicos de enfermagem matriculados no período de 2005 a 2009. A amostra será composta por 40% dos acadêmicos que evadiram do curso de enfermagem. Considerando que existem apenas duas IES públicas no Estado, as duas serão selecionadas. Será utilizado como técnica de pesquisa análise documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados será adotada a análise de conteúdo. A contribuição do estudo será de oferecer subsídios às IES para uma intervenção que reduza a taxa de evasão de modo a responder satisfatoriamente ao investimento do setor público e diminuir o déficit de profissionais de enfermagem de nível superior no mercado de trabalho. O presente projeto será submetido ao Comitê de Ética da UFAM e a pesquisa será suspensa caso o pesquisador perceba algum risco ou dano à saúde do sujeito participante da pesquisa, consequente à mesma, não previsto no termo de consentimento ou por solicitação do Comitê de Ética da UFAM ou pela CONEP.
Keywords: Evasão
Enfermagem
Instituição de Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4061
Issue Date: 31-Jul-2014
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