Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4064
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Frequência de Anticorpos Neutralizantes Anti-Infliximabe e Anti-Adalimumabe em Pacientes de Artrite Reumatoide em uso de Terapia Biológica Anti-TNF
Autor(a): Melina Alves da Frota
Orientador(a): Antonio Luiz Ribeiro Boechat Lopes
Resumo: A Artrite Reumatoide é uma doença cronica de carater autoimune que acomete as articulações sinoviais, levando à destruição a mesma com diversos graus de incapacidade. A AR está associada a altas taxas de morbimortalidade e, seu tratamento quando corretamente aplicado, pode previnir as incapacidades produzidas pela doença. Recentemente introduzidos no tratamento da AR, as drogas imunobiológicas tem modificado fortemente o curso clínico da doença. Entre estes estão os imunobiológicos anti-TNF, produzidos por engenharia genética, porém, pelo fato de se tratar de proteína heteróloga são passiveis de induzir anticorpor antiimunobiológicos, reduzindo a efetividade do tratamento. O Objetivo deste trabalho é verificar a frequencia dos anticotpos anti-TNF em pacientes com AR em uso de terapia biológica, neste caso para os anticorpos monoclonais Infliximabe e Adalimumabe. Para tanto, será feito screening no soro destes pacientes para a presença destes anticorpos utilizando-se a técnica de Dot-Elisa. Os resultados serão analizados de modo a verificar a correlação destas anticorpos com variáveis clinicas dos pacientes incluidos no estudo.
Palavras-chave: Infliximabe
Adalimumabe Anticorpos Neutralizantes
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4064
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
R_F_S-143-2013_Revisado.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.