Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4068
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção química e avaliação da inibição de radical livre e citotoxicidade de extratos das folhas de Psittacanthus sp. e de Pthirusa sp, espécies de Loranthaceae parasitas de Cecropia sp.
Autor(a): Thais Sampaio Alves
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: A descoberta de novas drogas a partir de produtos naturais tem contribuído bastante nesses últimos anos para o desenvolvimento da química, pois a maioria das novas drogas avaliadas para fins medicinais são oriundos de plantas, fungos e outras espécies biológicas. Loranthaceae é uma família de epífitas hemiparasitas arbustivas que cresce aderida ao caule e/ou ramos das arvores. São utilizadas no mundo inteiro para tratarem diversas enfermidades, tais como: problemas respiratórios, inflamações, alguns tipos de câncer, entre outras. Na família Loranthaceae os principais tipos de substancias encontradas são: terpenos, lignanas, flavonóides, ácidos graxos, ácidos aminados, taninos, saponina, alcalóides, entre outros. Estudos com espécies de Loranthaceae demonstraram atividade cardiovascular, antimicrobiana, hipotensora e antimicobacteriana. Na Amazônia brasileira destacaram os estudos realizados por Guimarães (2005), que identificou diversas substancias presentes em folhas de Cladocolea micranta (Loranthaceae). Alem disso o estudo de atividade antioxidante de espécies de Loranthaceae aliado a outros estudos químicos pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos em diversas aplicações. Os resultados das avaliações de atividade citotóxica poderá direcionar para outros ensaios biológicos. No presente projeto, pretende-se analisar a presença de metabolitos secundários e avaliar a atividade citotóxica e antioxidante de extratos brutos de duas espécies de Loranthaceae: Psittacanthus sp e Pthirusa sp., parasitas de Cecropia sp. As folhas das duas espécies de Loranthaceae serão coletadas, secas a sombra e trituradas em temperatura ambiente. O material seco e moído será extraído com etanol em aparelho de Soxhlet. O extrato obtido será fracionado através de partição liquido-liquido. Na prospecção fitoquímica para caracterização de metabólitos secundários, os extratos e frações serão analisados através de ensaios cromáticos usuais, utilizando-se reagentes convencionais para detecção de terpenos, fenólicos, saponinas e alcalóides. Na avaliação em placas cromatográficas, o perfil será obtido direcionando-se o protocolo para avaliar a presença de terpenos, alcalóides, fenólicos e flavonóides. O ensaio de atividade antioxidante será realizado conforme descrito na literatura por meio do método de inibição do DPPH (Mensor,2001) e o ensaio de atividade citotóxica será realizado frente ao microcrustaceo Artemia salina, conforme descrito por Meyer (1982).
Palavras-chave: Lorantaceae
Folhas
Atividade biológica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4068
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.