Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4077
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Velocidade da marcha e comprimento do passo nas situações de caminhada associada a dupla tarefa em indivíduos idosos
Autor(a): Freider Oliveira Andrade
Orientador(a): Renato Campos Freire Júnior
Resumo: Introdução: A habilidade de caminhar eficientemente e seguramente é importante para os idosos para se manter independente e evitar quedas. A dupla tarefa é clinicamente relevante porque a maioria das atividades de vida diária envolve simultaneamente 2 ou mais tarefas cognitivas e motoras, tornando representativo as situações da vida real onde podem ocorrer quedas. Durante a dupla tarefa, é exigida uma demanda de atenção do sujeito enquanto caminhando para avaliar quaisquer modificações, comparada com a tarefa de referência, tanto no cognitivo quanto na caminhada de sub tarefa. Objetivo: Avaliar o comportamento das variáveis de velocidade da marcha e comprimento do passo nas situações de dupla tarefa em indivíduos idosos. Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, onde serão avaliados 450 idosos no município de Coari. Os sujeitos participantes serão avaliados quanto ao histórico de quedas e submetidos a avaliação da marcha em 3 situações diferentes: marcha habitual, marcha associada a uma tarefa cognitiva e marcha associada a uma tarefa motora. Na marcha habitual será solicitado ao voluntário que escolha livremente a velocidade mais próxima de sua marcha natural. A tarefa cognitiva consistirá na verbalização da tarefa matemática de subtração por 3 a partir do número 100, simultaneamente e a tarefa motora consistirá na transferência de 12 moedas de 50 centavos de real do bolso direito para o esquerdo o mais rápido possível.
Palavras-chave: Idoso
Variabilidade da marcha
Quedas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4077
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Freider Oliveira Andrade.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.