Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4088
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Realização de ensaios preliminares com a finalidade de investigar a mecanismo da ação antifúngica de uma nova naftoquinona semi-sintética (1H-cyclopenta[b]naphtho[2,3-d]furan-5,10(3aH,10bH)-dione) frente a Candida albicans (ATCC 40040)
Autor(a): Sayuri Araújo Miki
Orientador(a): Alcinira Furtado Farias
Resumo: Ao longo dos últimos anos, a ocorrência de infecções fúngicas em humanos vem aumentando, representando um problema para a saúde devido a alta morbidade e mortalidade em todo o mundo. O tratamento das micoses não é sempre efetivo, pois os antifúngicos podem levar a recidiva das infecções e podem apresentar importante toxicidade. A terapêutica para tratamento das micoses causadas por Candida spp. e outras espécies fúngicas tem sido baseada na utilização de classes químicas diferentes de antifúngicos, tais como os polienos (Anfotericina B) e azóis (fluconazol e cetoconazol), equinocandinas (caspofugina), alilaminas (terbinafina) e análogos de pirimidinas (flucitosina). O mecanismo de ação das classes de antifúngicos usados para o tratamento de micoses estão focadas em alvos que agem direta ou indiretamente no envelope celular (parede ou membrana plasmática) do fungo e, particularmente, na biossíntese do ergosterol, o esterol principal constituinte da membrana fúngica. Sendo que efeitos tóxicos estão presentes na maioria dos tipos de medicamentos antifúngicos. Nos últimos anos o interesse pelas naftoquinonas é crescente, uma vez que são amplamente encontradas e natureza, por possuírem variadas atividade biológicas e não apresentaram atividade hemolítica ou efeito citotóxico. Dentre as quais, destacamos a atividade antifúngica de compostos obtidos por semi-síntese a partir de lausona na presença de olefinas contra espécies de Candida, inclusive C. albicans.
Palavras-chave: Ação Antifúngica
Naftoquinona
Candida albicans
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4088
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-S_0190_2013.pdf282,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.