Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4132
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Rita Santos da Silva | - |
dc.creator | Tereza de Jesus dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:40:59Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4132 | - |
dc.description.resumo | Este Projeto apresenta o tema Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil. O estudo é fruto das inquietações vivenciadas no campo das discussões em sala de aula, especialmente nas disciplinas metodológicas, momento rico de aprendizagem sobre a docência quando as práticas pedagógicas são abordadas e muitas questões levantadas sobre o que a teoria destaca e o que ocorre na prática. Os eixos cuidar, educar e brincar são práticas que despontam desde a década de noventa como meio de sensibilizar os profissionais que atuam com crianças e devem ser entendidas e observadas na organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma nova concepção sobre educação de crianças em espaços coletivos e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas com previsão de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, sem antecipação de conteúdos, haja vista serem trabalhados no Ensino Fundamental. Leituras e discussões realizadas no Curso de Pedagogia têm sinalizado que as práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil ainda refletem, na maioria das instituições de ensino, a antecipação da alfabetização para a escola de Ensino Fundamental. Isso acontece pela concepção de pais e docentes que persistem em querer que, ao final da pré-escola, as crianças saibam ler e escrever. Essa prática, em geral, empobrece o desenvolvimento da criança ao mecanizar o ensino da leitura e da escrita por meio de letras, palavras e atividades de coordenação motora isoladas. Assim como também, prevalece uma postura docente verticalizada em que não há interação com a criança, tornando o momento de aprendizagem enfadonho, cansativo, pouco agradável. Entendemos que trabalhar com a Educação Infantil requer o conhecimento dos eixos fundamentais, constituindo-se nos aspectos concernentes ao cuidar, educar e brincar, apresentados pelos documentos institucionais, por abordagens teóricas e pesquisas que apontam sobre a relevância de uma educação que intencionalize o desenvolvimento integral da criança, concebendo-a como sujeito de direito e, como tal, pensa e sente de um jeito muito próprio, peculiar a cada fase do desenvolvimento infantil. Isso requer inserir as mídias como estratégia pedagógica na perspectiva de enriquecer a dinâmica do trabalho docente. Portanto, os diferentes ritmos e necessidades de aprendizagem devem ser observados, registrados e respeitados em diversos espaços e tempos, tendo como estratégias pedagógicas as brincadeiras, os jogos; a arte, o movimento, as atividades diversificadas de construção do conhecimento e de desenvolvimento das múltiplas linguagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Métodos e Técnicas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
dc.subject | Educar | por |
dc.subject | Cuidar - brincar | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1 a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0037/2013 | - |
dc.pibic.projeto | Práticas Pedagógicas: cuidar, educar e brincar no contexto da Educação Infantil | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.