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dc.contributor.advisor1Maria de Jesus Campos de Souza Belém-
dc.creatorJéssica Garcia Balieiro-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:41:02Z-
dc.date.available2016-09-23T15:41:02Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4149-
dc.description.resumoA finalidade desta proposta de pesquisa é investigar, até que ponto a escola fundamental para os anos iniciais, responsável por desenvolver práticas educativas capazes de contribuir significativamente para que a criança se aproprie de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva, cumpre, efetivamente, tal função. Para tanto, analisaremos como está estruturada no currículo escolar, a integralização dos conteúdos de ensino, destacando as orientações pedagógicas que podem favorecer o ensino e à aprendizagem destes conteúdos de cunho sociocultural que fazem parte da diversidade cultural brasileira e regional. Na contemporaneidade, o currículo é entendido como construção capaz de assumir distintas filosofias, discursos e práticas resultantes de intencionalidades que o produzem nos diversos tempos e nos mais diferentes lugares. A vinculação concreta deste às questões culturais vem sendo enfatizada frequentemente, já não se pode mais ignorar as diferenças culturais, de gênero, de etnias, de cor, de sexo, etc. Os estudos culturais nos dão conta de que a cultura é de fato, um terreno em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida em sociedade, uma espécie de legado que marca a luta pelo poder entre as nações, há sempre uma cultura das diferenças uma dinâmica das diferenças, produzindo mais diferenças ou recriando-as. Como essa cultura das diferenças se materializa no currículo escolar em ação no cotidiano da escola, constitui também nossa problemática de pesquisa. Na busca de compreender a fundo essa questão, elegemos a abordagem qualitativa para qualificar os dados que coletaremos por meio da técnica de análise documental e observação direta numa escola municipal. Espera-se contribuir com a discussão atual a respeito do redimensionamento curricular da organização do trabalho pedagógico, mais especificamente, com a reestruturação dos conteúdos e planejamento curricular, subsidiando as práticas pedagógicas nos primeiros cinco anos do ensino fundamental, bem como, pretende-se como resultado, contribuir no sentido de esclarecer que o currículo está intimamente ligado às questões culturais, desde o momento em que se faz a pergunta: Currículo para quem? . Enfim, diz respeito ao que a escola faz e para quem faz ou deixa de fazer em um determinado tempo e lugar.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo Intercultural-
dc.subjectPluralidade Cultural-
dc.subjectEixos Temáticos-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleCurrículo e cultura: o papel da escola na construção da identidade da criança amazônicapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0056/2013-
dc.pibic.projetoCurrículo e cultura: o papel da escola na construção da identidade da criança amazônica-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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