Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4150
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A religião na Academia: um estudo sobre as formas de representação do sagrado entre os discentes do curso de Ciências Sociais |
metadata.dc.creator: | Breno Batista Martins |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sidney Antonio da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O ingresso do jovem no ambiente acadêmico pode implicar em mudanças na forma como ele vê o mundo, a sociedade, o sagrado, os valores, entre outras coisas. Há uma ideia generalizada de que a academia seria um ambiente árido e pouco aberto às concepções religiosas, pois nela tudo passa pelo crivo da razão e deve ser questionado a partir da perspectiva da ciência. Se, com o advento da modernidade, tudo o que sólido se desmancha no ar , poderíamos levantar a hipótese de que a maioria dos jovens que professam alguma fé tornar-se-iam céticos, no decorrer de seu percurso acadêmico. É a partir desse contexto que este projeto de pesquisa pretende fazer um estudo antropológico sobre a relação entre religião e ciência, mostrando que o exercício de uma não implica necessariamente a negação da outra. Cabe, pois, verificar como os jovens recém ingressos na universidade lidam com essas questões num ambiente aparentemente positivista. |
Keywords: | Religião, Jovens, Academia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Antropologia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4150 |
Issue Date: | 31-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.