Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4150
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: A religião na Academia: um estudo sobre as formas de representação do sagrado entre os discentes do curso de Ciências Sociais
metadata.dc.creator: Breno Batista Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Sidney Antonio da Silva
metadata.dc.description.resumo: O ingresso do jovem no ambiente acadêmico pode implicar em mudanças na forma como ele vê o mundo, a sociedade, o sagrado, os valores, entre outras coisas. Há uma ideia generalizada de que a academia seria um ambiente árido e pouco aberto às concepções religiosas, pois nela tudo passa pelo crivo da razão e deve ser questionado a partir da perspectiva da ciência. Se, com o advento da modernidade, tudo o que sólido se desmancha no ar , poderíamos levantar a hipótese de que a maioria dos jovens que professam alguma fé tornar-se-iam céticos, no decorrer de seu percurso acadêmico. É a partir desse contexto que este projeto de pesquisa pretende fazer um estudo antropológico sobre a relação entre religião e ciência, mostrando que o exercício de uma não implica necessariamente a negação da outra. Cabe, pois, verificar como os jovens recém ingressos na universidade lidam com essas questões num ambiente aparentemente positivista.
Keywords: Religião, Jovens, Academia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Antropologia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4150
Issue Date: 31-Jul-2014
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.