Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4164
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Política educacional de ampliação da jornada escolar: um estudo do Programa Mais Educação na rede pública da SEMED/Manaus
Autor(a): Clíssia Corrêa da Silva
Orientador(a): Marines Viana de Souza
Resumo: O sentido do direito à educação vem sendo ampliado nos últimos anos, que passou da compreensão stricto sensu que o concebia, inicialmente, relacionado às questões da garantia do acesso à escola, para incorporar as discussões que implicam refletir, concomitantemente, sobre a garantia da permanência e do sucesso escolar. Com a bandeira da qualidade, foi lançado em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que se apresenta como um plano que tem por objetivo o envolvimento de toda a sociedade brasileira em prol de uma educação pública de qualidade. O Programa Mais Educação (PME) foi criado no contexto do PDE e corresponde uma de suas ações, com a finalidade de fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar (Portaria Interministerial n. 17/2007). O PME se apresenta como proposta de educação integral e democrática, para desenvolver o ser humano em suas múltiplas dimensões. Neste sentido perguntamos: Qual é a concepção de educação integral presente nos documentos que normatizam o Programa Mais Educação? Qual é o quantitativo de escolas da SEMED/Manaus que atualmente participam do PME? Quais são as ações mais recorrentes que estão sendo implementadas nas escolas que participam deste programa? Através do estudo dos documentos normativos e pedagógicos que orientam a implementação do PME nas escolas públicas, e da análise dos dados de sua implementação nas escolas da SEMED/Manaus, pretende-se dar respostas às indagações acima indicadas no contexto desta pesquisa.
Palavras-chave: Política Educacional
Mais Educação
Educação Integral
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração e Planejamento
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4164
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.