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dc.contributor.advisor1Marines Viana de Souza-
dc.creatorClíssia Corrêa da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:41:05Z-
dc.date.available2016-09-23T15:41:05Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4164-
dc.description.resumoO sentido do direito à educação vem sendo ampliado nos últimos anos, que passou da compreensão stricto sensu que o concebia, inicialmente, relacionado às questões da garantia do acesso à escola, para incorporar as discussões que implicam refletir, concomitantemente, sobre a garantia da permanência e do sucesso escolar. Com a bandeira da qualidade, foi lançado em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que se apresenta como um plano que tem por objetivo o envolvimento de toda a sociedade brasileira em prol de uma educação pública de qualidade. O Programa Mais Educação (PME) foi criado no contexto do PDE e corresponde uma de suas ações, com a finalidade de fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar (Portaria Interministerial n. 17/2007). O PME se apresenta como proposta de educação integral e democrática, para desenvolver o ser humano em suas múltiplas dimensões. Neste sentido perguntamos: Qual é a concepção de educação integral presente nos documentos que normatizam o Programa Mais Educação? Qual é o quantitativo de escolas da SEMED/Manaus que atualmente participam do PME? Quais são as ações mais recorrentes que estão sendo implementadas nas escolas que participam deste programa? Através do estudo dos documentos normativos e pedagógicos que orientam a implementação do PME nas escolas públicas, e da análise dos dados de sua implementação nas escolas da SEMED/Manaus, pretende-se dar respostas às indagações acima indicadas no contexto desta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministração e Planejamentopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPolítica Educacional-
dc.subjectMais Educação-
dc.subjectEducação Integral-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titlePolítica educacional de ampliação da jornada escolar: um estudo do Programa Mais Educação na rede pública da SEMED/Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0074/2013-
dc.pibic.projetoPolítica educacional de ampliação da jornada escolar: um estudo do Programa Mais Educação na rede pública da SEMED/Manaus-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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