Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4175
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Escolaridade das mulheres e mercado de trabalho: o avanço no nível de escolaridade e sua contribuição no mercado de trabalho
Autor(a): Adriane Bruce da Rocha
Orientador(a): Lenice Ypiranga Benevides de Araujo
Resumo: A pesquisa analisará o mercado de trabalho formal com ênfase em algumas características da participação da mulher amazonense neste mercado, evidenciando tanto o grau de escolaridade, quanto emprego feminino ocupado nos diferentes tamanhos de estabelecimentos definidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Para tanto será necessário seguir os seguintes passos: Em primeiro lugar, será feito uma revisão da literatura para aprofundamento teórico e levantamento de estudos sobre a relação entre escolaridade e mercado de trabalho na teoria econômica. Posto isso, cumpre citar a principal fonte dos dados da pesquisa, vale dizer, a pesquisa tomará como referência os dados obtidos através da RAIS, divulgados anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A população estudada é a mão de obra feminina empregada no mercado formal, ou seja, indivíduos que tenham vínculo empregatício com determinado estabelecimento. Deverão ser levantados os dados dessa população nos anos de 2000 e 2010. Busca-se mostrar a relação que existe entre estas variáveis e sua inportância para a análise do mercado de trabalho formal feminino no Amazonas.
Palavras-chave: Emprego feminino
Amazonas
Economia do Trabalho
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4175
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriane Bruce da Rocha.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.