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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Um estudo curricular do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e suas relações com a formação para a introdução ao mundo do trabalho em bairros periféricos da cidade de Manaus
metadata.dc.creator: Vallace Chriciano Souza Herran
metadata.dc.contributor.advisor1: Zeina Rebouças Corrêa Thomé
metadata.dc.description.resumo: A proposta de pesquisa em questão refere-se a um estudo da matriz curricular do Curso Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e as relações deste com o mercado de trabalho. O curso que nos referimos foi implantado há cinco anos em dois centros comunitários da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Nesta investigação científica iremos problematizar a experiência como orientador de aprendizagem no infocentro na vigência do projeto nos anos de 2011 e 2012, destacando tanto os obstáculos evidenciados na aplicação do material didático/pedagógico do currículo do curso e no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle . Em busca do aprimoramento e da atualização dos conteúdos e metodologia da estrutura curricular. Para o alcance dos objetivos propostos buscaremos analisar criticamente a proposta curricular adotada no referido projeto em busca de expansão do ambiente virtual de aprendizagem pela atualização do material didático-pedagógico vigente. Nesse sentido o método a ser utilizado nesta pesquisa será o materialismo histórico dialético que oferecerá a base para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade a ser estudada, já que, os fatos sociais não podem ser compreendidos isolados de suas influências políticas, econômicas e culturais. Quanto à abordagem esta pesquisa se dará de forma qualitativa, aprofundando-se no mundo dos significados das ações e relações humanas. Quanto à forma, será crítica, pois no processo dialético de conhecimento da realidade, o que importa não é a crítica pela crítica, o conhecimento pelo conhecimento, mas, a crítica e o conhecimento crítico para uma prática que altere e transforme a realidade anterior no plano do conhecimento e, no plano histórico-social. Quanto ao caráter essa pesquisa será bibliográfica, visto a necessidade da ampliação da literatura para um estudo detalhado que nos leve a compreensão no que tange o estudo do currículo de projetos de pesquisas de inclusão social e digital e suas respectivas relações com a preparação para o mundo do trabalho. Quanto à análise qualitativa dos dados coletados, a interpretação e análise de conteúdo serão feitas na direção da perspectiva que orienta todo o processo do estudo, perspectiva dialética. Esperamos que o estudo contribua para a expansão e re-significação social dos conteúdos da proposta curricular, ora adotada.
Palabras clave : Inclusão digital
Aprendizagem e transposições didáticas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4205
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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