Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | O ensino de Matemática nas escolas municipais indígenas |
metadata.dc.creator: | Arycia Giseli de Melo Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gerson Ribeiro Bacury |
metadata.dc.description.resumo: | Nos dias atuais, a Matemática é indispensável aos indígenas visto que contribui para as diversas atividades realizadas na comunidade e na proteção dela, assim, o currículo das escolas indígenas, devem abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de conhecimentos que correspondam as necessidades e interesses da própria comunidade. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar as relações entre as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena e sua implementação nas escolas indígenas para o ensino de Matemática; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena; avaliar se as metodologias utilizadas estão adequadas para o trabalho com a Matemática nessas instituições; e identificar a visão dos professores com relação às propostas pedagógicas da SEMED com relação ao ensino da Matemática para as Escolas Indígenas, pois constatamos que as pessoas responsáveis pela formação e o trabalho dos professores indígenas do município de Manaus, não sabiam afirmar se o ensino de Matemática estava sendo efetivo nas escolas indígenas. O estudo será realizado em uma escola indígena da cidade de Manaus ¿ Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção dialética, no conceito de etnomatemática, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação sistemática e a entrevista não estruturada. |
Keywords: | Etnomatemática Matemática Ensino de matemática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Formação de Professores Indígenas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218 |
Issue Date: | 31-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.