Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gerson Ribeiro Bacury-
dc.creatorArycia Giseli de Melo Sousa-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:41:15Z-
dc.date.available2016-09-23T15:41:15Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218-
dc.description.resumoNos dias atuais, a Matemática é indispensável aos indígenas visto que contribui para as diversas atividades realizadas na comunidade e na proteção dela, assim, o currículo das escolas indígenas, devem abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de conhecimentos que correspondam as necessidades e interesses da própria comunidade. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar as relações entre as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena e sua implementação nas escolas indígenas para o ensino de Matemática; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena; avaliar se as metodologias utilizadas estão adequadas para o trabalho com a Matemática nessas instituições; e identificar a visão dos professores com relação às propostas pedagógicas da SEMED com relação ao ensino da Matemática para as Escolas Indígenas, pois constatamos que as pessoas responsáveis pela formação e o trabalho dos professores indígenas do município de Manaus, não sabiam afirmar se o ensino de Matemática estava sendo efetivo nas escolas indígenas. O estudo será realizado em uma escola indígena da cidade de Manaus ¿ Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção dialética, no conceito de etnomatemática, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação sistemática e a entrevista não estruturada.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFormação de Professores Indígenaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEtnomatemática-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectEnsino de matemática-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO ensino de Matemática nas escolas municipais indígenaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - CH Administração Escolar e Inspeçao Escolar no Ensinopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0155/2013-
dc.pibic.projetoO ensino de Matemática nas escolas municipais indígenas-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
dc.contributor.colaboradorJuracy Mota da Silva-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.