Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gerson Ribeiro Bacury | - |
dc.creator | Arycia Giseli de Melo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:41:15Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218 | - |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, a Matemática é indispensável aos indígenas visto que contribui para as diversas atividades realizadas na comunidade e na proteção dela, assim, o currículo das escolas indígenas, devem abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de conhecimentos que correspondam as necessidades e interesses da própria comunidade. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar as relações entre as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena e sua implementação nas escolas indígenas para o ensino de Matemática; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena; avaliar se as metodologias utilizadas estão adequadas para o trabalho com a Matemática nessas instituições; e identificar a visão dos professores com relação às propostas pedagógicas da SEMED com relação ao ensino da Matemática para as Escolas Indígenas, pois constatamos que as pessoas responsáveis pela formação e o trabalho dos professores indígenas do município de Manaus, não sabiam afirmar se o ensino de Matemática estava sendo efetivo nas escolas indígenas. O estudo será realizado em uma escola indígena da cidade de Manaus ¿ Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção dialética, no conceito de etnomatemática, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação sistemática e a entrevista não estruturada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Formação de Professores Indígenas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | - |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Ensino de matemática | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | O ensino de Matemática nas escolas municipais indígenas | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - CH Administração Escolar e Inspeçao Escolar no Ensino | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0155/2013 | - |
dc.pibic.projeto | O ensino de Matemática nas escolas municipais indígenas | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
dc.contributor.colaborador | Juracy Mota da Silva | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.