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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Deivison Carvalho Molinari | - |
dc.creator | Daniela Paiva Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:44:58Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4253 | - |
dc.description.resumo | No final do século XIX e a primeira década do século XX, a cidade de Manaus deixa para trás o passado do extrativismo. O principal marco histórico das transformações para a região ocorreu na década de 1960, quando foi implantado o modelo econômico Zona Franca de Manaus - ZFM, no âmbito da política regional de integração nacional dos governos militares. O marco histórico destas transformações ocorreu em 1967, quando foi implantado o modelo econômico ZFM no âmbito da política regional de integração nacional dos governos militares. A fisionomia da cidade modifica-se, com o processo de urbanização. O espaço urbano ganha outra visibilidade com o crescimento populacional decorrente do processo migratório que ocorre e com a constituição de inúmeros bairros que passam a formar à periferia da cidade (SCHERER e MENDES FILHO, 2004). Conforme Batista (2007) dentre os vários reflexos desta integração da economia, o estímulo ao crescimento dos meios de comunicação; desenvolvimento dos meios de transportes; aumento do número de empresas e da receita tributária; expansão do setor imobiliário e novos eixos viários urbanos da cidade promoveram o significativo desenvolvimento para a capital amazonense. Neste contexto de criação de novos corredores viários urbanos é que está incluso a construção da Avenida das Torres faz parte da política ambiental, de procurar manter a qualidade harmônica com o meio ambiente e moradores que vivem no entorno da avenida (PIATAM, 2007). Isto posto, o projeto da Avenida das Torres visa fortalecer a zona de amortecimento do Corredor Ecológico do Mindu, que se encontra poluído e ainda atravessará os igarapés do Mindu, como o Goiabinha e Passarinho. Segundo o projeto de implantação da avenida (PIATAM, 2007), a vegetação na área é oriunda da antropização, ou seja, sofreu interferência do homem, portanto ela é secundária. Em paralelo ao crescimento populacional e econômico da cidade surgiram diversos problemas de ordem social, econômica e ambiental. O elevado cres¬cimento aliado a uma carência de política habitacio¬nal não permitiu que a cidade absorvesse e integrasse toda a população nos setores da economia, surgindo à necessidade de ampliar seus limites urbanos (OLIVEIRA e SCHOR, 2009). Como consequência, a paisagem da cidade vem se modifi¬cando constantemente, áreas protegidas vêm sofrendo ocupações espontâneas (in¬vasões), ocupadas por empreendimentos imobili¬ários e sendo interrompidas por barreiras antrópicas (estradas e construções). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Geografia | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualidade ambiental | - |
dc.subject | Igarapés | - |
dc.subject | Manaus | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Análise da qualidade ambiental da Bacia do Igarapé do Goiabinha - Manaus (AM) | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0033/2013 | - |
dc.pibic.projeto | Análise da qualidade ambiental da Bacia do Igarapé do Goiabinha - Manaus (AM) | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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