Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raynice Geraldine Pereira da Silva-
dc.creatorAmanda Galdino da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:45:00Z-
dc.date.available2016-09-23T15:45:00Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263-
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLíngua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência Linguística-
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEsboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAMpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoLetras - Língua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0043/2013-
dc.pibic.projetoEsboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Galdino da Silva.pdf374,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.