Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | José Exequiel Basini Rodriguez | - |
dc.creator | Rafael Carletti Marcolino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:45:01Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:45:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4268 | - |
dc.description.resumo | Pensar uma cidade moderna é levar em consideração questões relacionadas à mobilidade humana e sua relação com os meios de transporte, e a implicação desses fatores sobre o trânsito da cidade. Manaus é uma das típicas metrópoles brasileiras onde os assuntos vinculados à acessibilidade e locomoção manifestam uma forma particular de estabelecer relações sócio-espaciais em face à mobilidade humana propriamente dita. No que diz respeito ao trânsito, este, tem influência direta sobre esses dois conceitos mencionados O primeiro refere-se à facilidade de as pessoas terem acesso a pontos e ou edificações no espaço urbano. Já a locomoção refere-se à facilidade (ou não) de as pessoas se movimentarem sobre o espaço urbano. Essas duas modalidades são influenciadas por vários fatores, tais como o poder aquisitivo e as condições físicas das pessoas, a extensão das viagens, os modos disponíveis de transporte, as condições do sistema viário, os custos, entre outros (Souza, 2012). Finalmente, este projeto justifica-se pela necessidade de entender as transformações ocorridas na cidade Manaus ao longo dos anos, sobretudo na configuração do seu espaço urbano e a partir da publicação do seu Plano Diretor, mas também busca elementos para compreensão da atual situação do trânsito na cidade, visivelmente desordenado e em alguns pontos caótico e, com os resultados, contribuir para uma reflexão crítica, propondo inclusive sugestões que sejam incorporadas nas políticas públicas da cidade referentes a esse tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Voluntário | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade humana | - |
dc.subject | Trânsito | - |
dc.subject | Manaus | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Mobilidade humana no Amazonas: o caso do trânsito em Manaus | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Ciências Sociais - Bacharelado | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0051/2013 | - |
dc.pibic.projeto | Mobilidade humana no Amazonas: o caso do trânsito em Manaus | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rafael Carletti Marcolino da Silva.pdf | 689,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.