Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Exequiel Basini Rodriguez-
dc.creatorRafael Carletti Marcolino da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:45:01Z-
dc.date.available2016-09-23T15:45:01Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4268-
dc.description.resumoPensar uma cidade moderna é levar em consideração questões relacionadas à mobilidade humana e sua relação com os meios de transporte, e a implicação desses fatores sobre o trânsito da cidade. Manaus é uma das típicas metrópoles brasileiras onde os assuntos vinculados à acessibilidade e locomoção manifestam uma forma particular de estabelecer relações sócio-espaciais em face à mobilidade humana propriamente dita. No que diz respeito ao trânsito, este, tem influência direta sobre esses dois conceitos mencionados O primeiro refere-se à facilidade de as pessoas terem acesso a pontos e ou edificações no espaço urbano. Já a locomoção refere-se à facilidade (ou não) de as pessoas se movimentarem sobre o espaço urbano. Essas duas modalidades são influenciadas por vários fatores, tais como o poder aquisitivo e as condições físicas das pessoas, a extensão das viagens, os modos disponíveis de transporte, as condições do sistema viário, os custos, entre outros (Souza, 2012). Finalmente, este projeto justifica-se pela necessidade de entender as transformações ocorridas na cidade Manaus ao longo dos anos, sobretudo na configuração do seu espaço urbano e a partir da publicação do seu Plano Diretor, mas também busca elementos para compreensão da atual situação do trânsito na cidade, visivelmente desordenado e em alguns pontos caótico e, com os resultados, contribuir para uma reflexão crítica, propondo inclusive sugestões que sejam incorporadas nas políticas públicas da cidade referentes a esse tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAntropologiapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade humana-
dc.subjectTrânsito-
dc.subjectManaus-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleMobilidade humana no Amazonas: o caso do trânsito em Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiências Sociais - Bachareladopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0051/2013-
dc.pibic.projetoMobilidade humana no Amazonas: o caso do trânsito em Manaus-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Carletti Marcolino da Silva.pdf689,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.