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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4315
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 |
metadata.dc.creator: | Patrick Reis Muller |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Renilda Aparecida Costa |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste estudo será compreender a construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e as configurações sociais politicas e intelectuais que influenciaram a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da História e Cultura Afro brasileira e Indígena no Currículo Oficial das redes de ensino pública e privada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant e Tabatinga. Cabe ressaltar que as referidas leis alteraram a Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, o referido projeto visa mapear as políticas educacionais que tratem da questão étnico-racial, pois apesar de todos os avanços tanto no campo conceitual e legal a população negra e indígenas, ainda são vista como um problema social . Esta visão reflete a construção de Brasil equivocada que tivemos em que diversas culturas foram excluídas em favor da construção de uma identidade nacional homogeneizante. Assim sendo, o estudo aqui delineado é de caráter exploratório e, será desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, os resultados que serão levantados contribuirão também, para perceber a influencia das lutas dos movimentos sociais no estabelecimento de políticas de ação afirmativas. A partir desta perspectiva a investigação será realizada com apoio nos estudos de Hall, 1998; Hasenbalg, 1979; Mclaren,1999; Oliveira,1998; Ortiz 2006, Ribeiro, 2000; Poutignat, Spreiff-Fenar,1988. Dessa forma, no processo de realização da pesquisa haverá registros de documentos, revisão da literatura, fichamentos, resumos e a sistematização das informações adquiridas no tocante à temática investigada. Portanto a realização desta pesquisa torna-se relevante na medida em que aponta para necessidade da avaliação das politicas de educacionais no sentido de que as crianças negras e indígenas possam ter oportunidades educacionais igualitárias, dirimindo assim, a desigualdade social e exclusão na Região do Alto Solimões. |
Keywords: | Relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4315 |
Issue Date: | 31-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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