Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4438
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Investigando a formação de professores para o ensino de Ciências |
metadata.dc.creator: | Izabel Cristina de Lima Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Viviane Vidal da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O Ensino de Ciências ao longo de décadas vem passando por profundas transformações em suas teorias de aprendizagem, práticas educativas, valorização da ciência e do professor, que encontram-se vinculadas a crescente importância que Ciência possui para o desenvolvimento econômico das sociedades. Das diferentes práticas pedagógicas surgem, no campo de ensino de ciências, novas propostas como a Alfabetização Científica e a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que visam à formação de sujeitos mais críticos, além de novas orientações que são apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentro deste contexto a formação do professor de Ciências tem o papel de relevante importância para a educação, pois é, na sua formação inicial que o pretenso profissional manifesta o seu compromisso com a qualidade da educação.Assim este projeto tem como objetivo compreender a percepção que os discentes do IEAA/UFAM possuem sobre o papel do professor de ciências e a sua formação inicial. Para tanto serão levantados os documentos relativos as políticas curriculares para a formação de licenciados, como por exemplo, as Diretrizes e Bases para a formação de licenciados em Ciências e Biologia, e documentos oficiais orientadores para a educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Após este levantamento será realizada uma análise crítica de todo esse referencial de formação para o futuro professor. Para a coleta de dados será utilizada a pesquisa qualitativa adotando-se o método da entrevista semi-estrutura, atendendo desta forma o objetivo geral proposto. Serão realizadas entrevistas semi-estruturas seguindo um roteiro flexível com os discentes do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química entre o 70 e 100 períodos, com ênfase para a formação em Biologia. Os resultados das entrevistas serão relacionados com as análises das políticas curriculares e dos documentos norteadores para o ensino de Ciências, a fim de se analisar a formação dos discentes do curso de licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química, a partir de uma abordagem histórico-crítica. |
Keywords: | Ensino de Ciências Formação de professores |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4438 |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Izabel Cristina de Lima Nascimento - Investigando.pdf | 363,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.