Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4535
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Os impactos da teoria da psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização no Brasil: uma revisão bibliográfica para articulação do ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Havila de Almeida Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos positivos e negativos da teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky que provocou no Brasil, uma revolução conceitual sobre o conceito de alfabetização a partir da década de 80. Tomaremos como referenciais para essa investigaação, os diversos olhares dos principais pesquisadores brasileiros no campo da alfabetização como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Telma Ferraz Leal, Ana Albuquerque, Esther Grossi e Telma Weisz de modo a propor caminhos metodológicos para uma prática alfabetizadora mais segura e que considere concomitantemente o ensinar e o aprender. A pesquisa é relevante tendo em vista que acompanhamos no período anterior e posterior a essa teoria, um predomínio de um destes eixos em detrimento ao outro. É importante ressaltar que a apropriação desta teoria implica no entendimento de que o aprendizado da leitura e da escrita é de ordem conceitual, ou seja, os aprendizes precisam compreender o que a escrita representa e como se criam essas representações. Um olhar mais crítico sobre a psicogênese da língua escrita pretende assim, considerar a relevância da apropriação destes conhecimentos por parte dos professores alfabetizadores, compreendendo a necessidade de intervenções didáticas para o avanço nas hipóteses dos alunos e o entendimento de que a teoria representa uma das facetas do processo de alfabetização, cuja natureza é complexa e multifacetada. Palavras-chave: Psicogênese da língua escrita. Alfabetização. Ensino e aprendizagem
Keywords: Psicogênese da língua escrita
Ensino
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4535
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.