Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Vendo e revendo as tecnologias na educação
metadata.dc.creator: Laura Ulchoa Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Aldair Oliveira de Andrade
metadata.dc.description.resumo: É cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, como uma forma de favorecer uma educação mais moderna em acordo com as exigências da contemporaneidade em contradição aos métodos tradicionais de ensino, garantindo um processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e motivador, tanto aos discentes, como também aos docentes, que muitas vezes se sentem cansados pela labuta de um trabalho árduo que vem desenvolvendo ao longo dos anos. Este projeto tem como objetivo Analisar a utilização das TICs na prática pedagógica do professor, diferentes contexto histórico. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são a base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação à coleta de dados será utilizada a entrevista, realizadas com os sujeitos da pesquisa, entendido, na visão de Gil (2009, p. 121) como a A técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamentos presente ou passado. Os sujeitos da pesquisa serão os professores das escolas públicas estaduais de Humaitá-AM, utilizando-se para seleção dos mesmos dois parâmetros: Professores com mais de 20 anos de carreira, atuando no magistério da educação básica; Professores em inicio da carreira de magistério. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica.
Keywords: Tecnologia
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laura_Relatório_Final__Versão__Final_02102015.pdf782,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.