Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Raynice Geraldine Pereira da Silva | - |
dc.creator | Amanda Galdino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:47:40Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adquiridos durante a graduação ao ensino de língua materna. Observou-se, portanto, que o acadêmico do curso de letras, sendo ele um futuro professor de língua materna, de certa maneira, sente-se inseguro quanto à situação de impasse entre aplicação das teorias linguísticas apreendidas na graduação e a prática em sala de aula, e, por esse motivo não conseguem levar em frente conhecimentos linguísticos propostos na grade curricular. Sendo assim, Neves (2002, p.265) lança dois questionamentos sobre esse tema que são; i) ensina-se Linguística no curso de Letras, mas os alunos sabem o que fazer com esse conhecimento no ensino da língua materna? ii) Ensina-se, é óbvio, Língua Portuguesa nas escolas de ensino básico, mas os professores sabem o que fazer com esse conhecimento sobre a língua materna adquirido no curso de Letras?. Nesse sentido, faz-se necessário discutir e fundamentar tais problemáticas na presente pesquisa, a fim de refletir criticamente sobre contribuição da linguística enquanto conhecimento teórico primordial para o ensino de língua materna, e questionar o motivo pelo qual tais conhecimentos não são aplicados de maneira plena em sala de aula das escolas de ensino básico e regular. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Língua e Literatura Portuguesa | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2014 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | - |
dc.subject | Linguística | - |
dc.subject | Língua materna | - |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Letras - Língua e Literatura Portuguesa | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0122/2014 | - |
dc.pibic.projeto | Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna | - |
dc.pibic.dtinicio | 2014-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2015-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Galdino da Silva.pdf | 388,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.