Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4585
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção química e avaliação da inibição enzimática de extratos das folhas de Oricthantus sp. e de Pthirusa sp, espécies de Loranthaceae parasitas de Theobroma grandiflorum (Wildenow exp Sprengel) Schum (cupuaçuzeiro) e de Inga edulis Mart. (ingazeiro).
Autor(a): Rhanna Victória Amaral da Silva
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: O Brasil vem ganhando ao longo dos anos, cada vez mais destaque na produção de medicamentos derivados de produtos naturais, porém estudos que destaque a composição química, e possíveis atividades inibidora de enzimas de espécias gevetais ainda é muito escasso. Dentre as angiospermas , a família Loranthaceae é composta por 70 gêneros e 950 espécies. São hemiparasitas arbustivas naturais de região tropical, que crescem aderidas aos ramos e galhos de árvores, jardins e pomares, de onde retiram água e sais minerais. As folhas de espécies de Loranthaceae são frequentimente utilizadas em tratamentos de diversas doenças tais como, problemas respiratórios, cardiovasculares, diabetes, inflamações, dentre outras patologias. Apesar de poucos estudos fitoquímicos realizados com espécies da família, ja foram identificados metabólicos secundários como terpenos, lignanas, flavonóides, carboidratos, ácidos graxos, ácidos aminados, fenilpropanóides, taninos, antraquinonas, saponinas e alcalóides. As enzimas têm sido alvo de estudos na busca de novos medicamentos para tratamento de diversas doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade. Metabólitos secundários como flavonóides, são frequentemente citadas como responsáveis pela atividade inibidora de enzimas como α-glucosidase e α-amilase. A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo e sua progressão pode possibilitar o desenvolvimento de doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dentre outras. As principais substâncias encontradas que podem atuar contra a obesidade através da inibição de enzimas metabólicas, são terpenos, fenólicos, alcalóides e carboidratos. Diante da imensa potencialidade da floresta amazônica na descoberta de componetes que atuem na fabricação de medicamentos, a pesquisa da composição quimica da familia Loranthaceae na região do médio amazonas é de grande importância. Estudos enzimáticos, através de extratos de plantas, são de grande importância, devido a comprovação da presença de substâncias com possíveis atividades inibidora enzimática de espécies de loranthaceae. O objetivo deste projeto é Analisar a presença de metabólitos secundários e avaliar atividade inibidora da enzima α-amilase e da enzima α-glucosidase de extratos brutos de duas espécies de Loranthaceae, de Oricthantus sp. e de Pthirusa sp. Parasitas de Theobroma hrandiflorum (Windenow exp Sprengel) Schum (cupuaçuzeiro) e de Inga edulis Mart. (ingazeiro). As espécies serão coletadas, limpas e trituradas. Serão preparados os extratos do material botânico já seco e, em seguida fracionados através de partição líquido-líquido. Os extratos e frações serão submetidos aos ensaios fitoquímicos para identificação de metabólitos secundários, e analise em placas cromatográficas de gel de sílica para confirmação da presença das classes químicas. Serão realizados ensaios de atividade inibitória da enzima α-amilase e da enzima α-glucosidase.
Palavras-chave: Oricthantus
Pthirusa
Loranthaceae
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4585
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.