Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4589
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeitos de diferentes níveis de condicionamento físico sobre respostas termográficas e eletromiográficas de ciclistas
Autor(a): Lucas Tavares Sampaio
Orientador(a): Vinicius Cavalcanti
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral analisar a resposta térmica e eletromiográfica de ciclistas recreacionais e competitivos. Os objetivos específicos deste estudo são: caracterizar os ciclistas de acordo com o nível de treinamento; descrever o comportamento eletromiográfico dos músculos bíceps femoral, vasto lateral, reto femoral e gastrocnêmio, durante um teste progressivo máximo de ciclistas recreacionais e competitivos; apresentar o comportamento da temperatura da pele em diferentes momentos pós-exercício em ciclistas recreacionais e competitivos e relacionar respostas da EMG com a termografia em ciclistas recreacionais e competitivos. Farão parte do estudo 20 ciclistas, sendo 10 ciclistas recreacionais e 10 ciclistas competitivos. Este grupo escolhido passará pelas seguintes formas de avaliação: avaliação antropométrica, avaliação do posicionamento corporal no ciclismo, avaliação da atividade eletromiográfica, teste progressivo máximo, teste ergoespirométrico, controle da frequência cardiaca, avaliação da temperatura cutânea e composição corporal. Para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes instrumentos: uma planilha de avaliação do posicionamento corporal no ciclismo; um questionário; um eletromiográfo; uma câmera termográfica; um ventilômetro e um monitor cardíaco. Para a análise estatística, os resultados serão organizados em uma planilha do software Microsoft Excel.
Palavras-chave: Termografia
Aquecimento
Ciclismo
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4589
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-S00382014.pdf952,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.