Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4591
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ESTUDO IN VITRO DA INFILTRAÇÃO MARGINAL CORONÁRIA DE DIFERENTES CIMENTOS OBTURADORES UTILIZADOS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO
Autor(a): Izabelly Esteves Bittencourt Martins
Orientador(a): Emilio Carlos Sponchiado Junior
Resumo: Este projeto tem como objetivo avaliar a infiltração marginal coronária de três cimentos endodônticos utilizados para selamento de canais radiculares, após o tratamento endodôntico. 66 dentes unirradiculares, cedidos pelo banco de dentes da FAO/UFAM, serão preparados pela técnica Crown Down, com batente correspondente a lima rotatória K3 40.06. e obturados pela técnica da condensação lateral com os cimentos que serão testados. Após a obturação os dentes serão distribuídos aleatoriamente em três grupos de 22 elementos cada, sendo dois para controle positivo e negativo. No grupo I, os dentes receberão o cimento endodôntico Sealapex®, no grupo II o MTA Filapex® e no Grupo III o cimento AH Plus®. A avaliação da infiltração marginal será realizada por meio da diafanização, utilizando como corante a tinta nanquim por um período de quinze e trinta dias (10 espécimes para cada período) e posteriormente submetidos à clarificação com salicilato de metila para visualização do nível de infiltração coronária em microscópio de mensuração. Os resultados serão analisados por meio do teste estatístico de distriuição amostral e dependendo do resultado o melhor teste será indicado.
Palavras-chave: Endodontia
Infiltração marginal
Cimentos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4591
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.