Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4594
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da pressão arterial, frequência cardíaca e do duplo produto em um teste submáximo contínuo em idosos do Município de Coari-AM
Autor(a): Ana Caiane Rocha da Silva
Orientador(a): Grasiely Faccin Borges
Resumo: As doenças cardiovasculares são responsáveis por altos índices de mortalidade no mundo. As manifestações clinicas e a elevação da pressão arterial sistólica (PAS) ou da pressão arterial diastólica (PAD) aumentam a probabilidade de doença isquêmica do coração, morte súbita, aterosclerose e mortalidade geral. No prognóstico de pacientes com doenças cardiorrespiratórias, a avaliação da capacidade funcional e monitoramento com efetividade de tratamentos diversos, podem ser melhor avaliados através do teste de caminha de 6 minutos. O objetivo desse trabalho é avaliar as respostas cardiovasculares, por meio da variação do duplo produto na aplicação do teste de caminhada de 6 minutos em idosos do município de Coari-AM- Brasil. A amostra desse estudo serão 30 indivíduos, com idade igual ou acima de 60 anos, residentes na área urbana do município de Coari-AM. O projeto de iniciação científica faz parte de uma pesquisa maior intitulada Estudo da Saúde e Fragilidade do Idoso da Amazônia Brasileira- ESFRIA- COARI. O estudo será realizado em dois (2) momentos. Inicialmente os idosos serão elencados para a pesquisa em suas casas e, mediante a anuência em participação, será aplicado o questionário geral. Os idosos serão, então, convidados a participar da segunda fase, a qual constará de avaliações específicas em laboratórios do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB-Coari) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entre as avaliações a serem realizadas estão: sinais vitais (frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial sistêmica no repouso e ao esforço); variabilidade da frequência cardíaca, medidas antropométricas (peso, estatura). O duplo produto será calculado através da seguinte equação DP= PAS x FC. As variáveis pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) serão coletadas antes e depois do teste, além da distância final percorrida no teste de caminhada de 6 minutos. Para verificar a percepção do esforço percebido será utilizada a escala de Borg modificada.
Palavras-chave: Atividade Física
Pressão Arterial
Idosos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4594
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Caiane Rocha da Silva - Estudo.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.