Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4604
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS TÉCNICOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL AMAZONENSE |
metadata.dc.creator: | Chellsea Hortencio Alcantara Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | João Cláudio Braga Pereira Machado |
metadata.dc.description.resumo: | O jogo de futebol é caracterizado por situações de enorme imprevisibilidade, aleatoriedade e complexidade. O desempenho no futebol parte de uma complexa interligação entre os aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos. Este desempenho tende também a ser influenciado por diversos fatores contextuais, já que os comportamentos dos jogadores e das equipes que consubstanciam os padrões de jogo parecem depender fortemente do tipo de competição, do local do jogo (i.e. casa / fora), da qualidade do adversário e do resultado momentâneo do jogo. A partir de toda esta complexidade inerente ao jogo de futebol, emerge uma grande dúvida, que até hoje não se encontra dissipada: Como deverá ocorrer o processo de ensino-aprendizagem e de treinamento do jogo de futebol? Diversos autores têm proposto diferentes métodos de ensino-aprendizagem e treinamentos para serem aplicados no futebol, principalmente através de métodos que utilizem como fator primordial o Jogo Reduzido, uma vez que estes métodos possuem como foco o desenvolvimentos dos aspectos táticos e cognitivos. No entanto, grande parte dos estudos procuram focar na componente física desenvolvida através destes jogos, por isso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os aspectos técnicos realizados em diferentes formatos de jogos reduzidos. No presente estudo, serão utilizados dois formatos distintos de jogo reduzido (Manutenção da Posse de Bola e Progressão ao Alvo) baseados no modelo Conceitual. Cada jogo terá a duração de 30 minutos e será realizado num campo com as seguintes dimensões: 52mx32m. As equipes serão formadas por seis jogadores de linha e um goleiro, totalizando sete jogadores. Um aquecimento de 15 minutos padronizados será realizado antes de cada jogo reduzido. O instrumento de observação utilizado será o SoccerEye, onde este é constituído por sete critérios: (1) Início da fase ofensiva; (2) Desenvolvimento da Transição-Estado defesa/ataque; (3) Desenvolvimento da posse de bola; (4) Final da fase ofensiva; (5) Espacialização do terreno de jogo; (6) Centro do Jogo; e (7) Configuração Espacial de Interação. Para a análise sequencial dos dados utilizou-se o software SDIS-GSEQ (v5.0.77, 2010). Poder-se-á a partir desta investigação fornecer informações relevantes para os treinadores e/ou outros intervenientes na prática desportiva de forma a controlarem e prescreverem treinos mais específicos e representativos, em função do modelo de jogo pré-definido pelas comissões técnicas. |
Keywords: | Tutebol, Métodos de Treino, Jogos Conceituais, Técnica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4604 |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.