Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4609
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação da aptidão cardiorrespiratória de indivíduos pós tratamento farmacológico de tuberculose pulmonar de uma Cidade do Interior do Amazonas
metadata.dc.creator: Thiago Santos da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Grasiely Faccin Borges
metadata.dc.description.resumo: A tuberculose gera várias sequelas que culminam em diminuição da capacidade aeróbica de pacientes por ela acometidos. Avaliar a aptidão cardiorrespiratória de indivíduos, do sexo masculino, pós tratamento farmacológico de tuberculose pulmonar da cidade de Coari-AM. Estudo transversal, quantitativo, prospectivo e descritivo, que contará com a participação de indivíduos do sexo masculino que encerraram o tratamento farmacológico para tuberculose pulmonar. Primeiramente, os participantes responderão a um questionário contendo informações sobre seus dados pessoais e condições de saúde física. Em seguida, serão coletados o peso, estatura, massa magra, gordura corporal, percentual de água corporal e a densidade óssea. O método para avaliação da capacidade aeróbica será o Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6). Os dados de pressão arterial sistólica e diastólica, frequência cardíaca e saturação de oxigênio serão coletados antes e depois do teste. Também será utilizada a escala de Borg modificada para verificar a sensação de esforço subjetivo durante e após o TC6. Para a análise de variáveis categóricas será utilizado o teste do Qui-quadrado e o teste t student para variáveis contínuas. Utilizar-se-á os programas Statistical Package for Social Science (SPSS) for Windows versão 18.0 e Microsoft Office® Excel 2013. Será considerado o nível de significância de 5% (p < 0,05).
Palabras clave : Tuberculose
Teste de caminhada
Aptidão cardiorrespiratória
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4609
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thiago Santos da Silva.pdf843,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.