Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4628
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: SOLUÇÕES CONTENDO BIOATIVOS AMAZÔNICOS PARA LIMPEZA DE CAVIDADE DENTINÁRIA: AVALIAÇÃO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA
Autor(a): Gerson De Oliveira Paiva Neto
Orientador(a): Maria Fulgência Costa Lima Bandeira
Resumo: Substâncias capazes de promover uma adequada remoção da smear layer, tendo o máximo de biocompatibilidade e um adequado poder antimicrobiano tem sido um dos desafios da dentística atual, tendo em vista que a remoção desta camada influencia diretamente no sucesso das restaurações adesivas. A busca pelo agente ideal encontrou um ponto de interseção com a fitoterapia, com a descoberta das características antimicrobianas do óleo de copaíba. Utilizando 15 terceiros molares extraídos por motivos ortodônticos ou cirúrgicos, o seguinte trabalho pretende demonstrar a eficácia da emulsão de copaíba 10% como agente de limpeza cavitário, comparando seu poder de remoção da smear layer com a clorexidina e a água de cal, que atualmente são as substâncias mais utilizadas para tal tarefa. Para isso, serão formados 2 grupos, um a ser condicionado com ácido fosfórico 35% por 15 segundos e o outro não. Estes grupos serão então divididos em 5 subgrupos para gada grupo. Um a ser tratado com clorexidina 2%, um com água de cal, um com a emulsão de copaíba 10%, um apenas com o veículo da emulsão e um com água destilada, para servir como grupo controle. Os corpos de prova serão então submetidos a microscopia eletrônica de varredura e as micrografias serão analisadas por observadores previamente calibrados em Kappa, para classificá-las em scores que vão de 1 a 5, onde onde 1,2 e 3 serão classificados como dentina limpa e 4 e 5 como dentina suja .
Palavras-chave: Copaíba
Smear Layer
Microscopia eletrônica de varredura
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4628
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_final_Gerson_PARA_SUBMISSÃO.pdf696,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.