Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4642
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Comparação de resultados dos exercícios de força clássica e flexibilidade em pacientes de fibromialgia da cidade de Manaus-AM
Autor(a): Rafael Martins da Costa
Orientador(a): Carlos Masashi Otani
Resumo: A fibromialgia (FM) é caracterizada por dor crônica generalizada, com causa ainda desconhecida. Essa dor não tem origem inflamatória e se manifesta no sistema musculoesquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas, como o sistema endócrino, influência genética e exposição a fatores estressantes. Esses fatores estão, geralmente, associados a distúrbios que podem sobrepor-se à FM, como transtorno depressivo maior, síndrome do intestino irritável e distúrbio temporomandibular (CARDOSO et al., 2011).Um dos tratamentos recomendados para síndrome de FM é a prática de exercício físico, que mantido regularmente pode melhorar a qualidade de vida desta população. A força muscular é um importante componente de aptidão física relacionada à saúde, além de exercer papel relevante para o desempenho físico em inúmeras atividades de vida diária e/ou esportivas. Tem-se reconhecido que pacientes com FM têm redução considerável da força e desempenho muscular se comparados com sujeitos sem a doença. O presente estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa explicativa com delineamento de medidas pré e pós-tratamento com grupocontrole não-quivalente. Participarão do estudo 20 pacientes diagnosticados somente com a síndrome de fibromialgia, divididos em dois grupos, grupo A (E=10-69) e grupo B (E=70-100), cada um com 10 pacientes. A divisão dos pacientes para os grupos se dará em resultado do Revised Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQR) ou, traduzindo, Questionário Revisado sobre o Impacto da Fibromialgia (QRIF).Será realizada uma apresentação do projeto aos pacientes onde serão abordados todos os procedimentos que serão realizados, bem como os objetivos e os possíveisriscos do estudo, onde estará mais esclarecido para os mesmos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).No estudo se utilizará umaficha de anamnese, o Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ) ou, traduzindo, Questionário sobre o Impacto da Fibromialgia (QIF), o Revised Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQR), ou traduzindo, o Questionário Revisado sobre o Impacto da Fibromialgia (QRIF), questionários utilizados para saber o grau de dor, vida profissional e estado psicológico do paciente sobre a síndrome da fibromialgia.S e utilizará um algômetro analógico, aparelho para mensurar em kgf a dor suportada pelo paciente. E por último, serão aplicados os testes de 15 repetições máximas (RM) na máquinaleg press 45º, supino deitado com barra e puxada anterior na máquina com barra pegada aberta para estimar um volume de carga que seja o suficiente para que o paciente execute 15 repetições dos exercícios sem que a carga esteja muito alta nem muito baixa.
Palavras-chave: Fibromialgia
Musculação clássica
Musculação em circuito
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4642
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.