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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: A formação docente e o diálogo entre educação especial e educação do campo no município de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Railce da Silva de Azevêdo
metadata.dc.contributor.advisor1: Denilson Diniz Pereira
metadata.dc.description.resumo: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a) afirma que a interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos (BRASIL, 2008a, p.17). A década de 80 foi marcada pelos movimentos sociais de reivindicação e luta pela democratização do ensino, acesso à escola gratuita e inserção das minorias marginalizadas e excluídas do sistema educacional. Assim, a educação inclusiva e educação no campo têm no decorrer de suas trajetórias históricas elementos que se entrelaçam. Ambas trazem consigo as marcas do preconceito, da indiferença e da luta pelos seus direitos em todas as instituições da sociedade. Os sujeitos do campo lutam por uma educação comprometida politicamente com as populações do campo, corroborando com esta idéia CALDART (2002, p.26. Grifo da autora) defende uma educação no campo [...] porque o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais . Neste pensar a educação inclusiva defende uma luta pelo direito à igualdade das pessoas com necessidades educacionais especiais, a Declaração de Salamanca (1994) estabelece que a escola deve acolher a todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras, respeitando as suas características e necessidades individuais. Nesta perspectiva, Caiado e Meletti (2011) ao realizarem o levantamento bibliográfico sobre as pesquisas científicas que abordam a interface da Educação Especial no campo anunciam o silêncio em 20 anos de produção científica referente à interface entre ambas, suas particularidades e complexidades, revelam-se o descaso de ações na área de políticas públicas. O propósito do nosso estudo será tecer reflexões sobre a formação docente no campo numa perspectiva inclusiva, segundo Steli (2012) professores e professoras têm o papel fundamental na construção de uma escola para todos, para tanto devem adquirir habilidades que lhe permitam refletir sobre suas práticas em sala de aula, a fim de contribuir na construção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, a partir das quais os estudantes com necessidades educacionais têm o acesso às mesmas oportunidades. Sendo assim, o projeto tem como objetivo analisar o diálogo estabelecido entre educação especial e educação do campo em duas escolas ribeirinhas no Município de Parintins no baixo amazonas.
Keywords: Educação rural
Educação especial
Formação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4643
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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