Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denilson Diniz Pereira-
dc.creatorGeorge Hoffermann Rizzat Gomes de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:48:10Z-
dc.date.available2016-09-23T15:48:10Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644-
dc.description.resumoEste projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintinspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Psicomotor-
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPiagetpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.titleO desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetianapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0004/2014-
dc.pibic.projetoO desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File SizeFormat 
PIB-SA0004-2014.pdf523,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.