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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Denilson Diniz Pereira | - |
dc.creator | George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:48:10Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644 | - |
dc.description.resumo | Este projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2014 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Psicomotor | - |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Piaget | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0004/2014 | - |
dc.pibic.projeto | O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana | - |
dc.pibic.dtinicio | 2014-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2015-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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