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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4650
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Bem Estar Subjetivo em estudantes do Ensino Superior no IEAA |
metadata.dc.creator: | Patricia Bonfin Osvaldo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Fabiana Soares Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | O Bem Estar Subjetivo-BES busca compreender a avaliação que as pessoas fazem das suas próprias vidas e é constituiído por um componente afetivo e por um componente cognitivo. A dimensão afetiva abarca aspectos emocionais que podem ter um caráter positivo ou negativo (Diener, 1984). A dimensão Cognitiva, por sua vez, aborda aspectos racionais ou intelectuais do indivíduo sobre a satisfação com a própria vida em vários domínio (Diener, Suh, Lucas e Smith, 1999). De acordo com Diener e Lucas (2000, in Siqueira e Padovam, 2008), o Bem Estar Subjetivo tem sido concebido como um conceito que requer auto-avaliação, ou seja, ele só pode ser observado e relatado pelo próprio indivíduo e não por indicadores externos escolhidos e definidos por terceiros (Siqueira e Padovam, 2008, p. 202). Cada pessoa avalia sua própria vida de maneira subjetiva, baseando-se em suas expectativas, seus valores, vivencias anteriores e suas emoções. São portanto, concepções subjetivas que acabam por se organizar em pensamentos e sentimentos sobre a expectativa e experiencia individual. O BES pode ser influenciado por variáveis tais como idade, gênero, nível sócioeconomico e cultura e, sendo o aspecto cognitivo do Bem Estar, está diretamente ligado as crenças que se estabelecem para si, para o mundo e para o futuro (Giacomoni, 2002). Assim, diante da observação empírica de algumas situações desestabilizadoras, como os exemplos citados acima, buscar-se-á conhecer por meio desta pesquisa como se encontram, emocionalmente falando, os discentes o IEAA, ou seja, se estão apresentando nesse momento mais afetos positivos ou negativos (dimensão emocional do BES), e se estão satisfeitos com suas vidas (dimensão cognitiva do BES). Além dessa perspectiva exploratória da realidade local, essa investigação irá colaborar com a ampliação dos estudos realizados em Humaitá/AM e divulgação deste no meio científico. |
Keywords: | Bem Estar Subjetivo Universitários Humaitá |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4650 |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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