Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4650
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Bem Estar Subjetivo em estudantes do Ensino Superior no IEAA
metadata.dc.creator: Patricia Bonfin Osvaldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Fabiana Soares Fernandes
metadata.dc.description.resumo: O Bem Estar Subjetivo-BES busca compreender a avaliação que as pessoas fazem das suas próprias vidas e é constituiído por um componente afetivo e por um componente cognitivo. A dimensão afetiva abarca aspectos emocionais que podem ter um caráter positivo ou negativo (Diener, 1984). A dimensão Cognitiva, por sua vez, aborda aspectos racionais ou intelectuais do indivíduo sobre a satisfação com a própria vida em vários domínio (Diener, Suh, Lucas e Smith, 1999). De acordo com Diener e Lucas (2000, in Siqueira e Padovam, 2008), o Bem Estar Subjetivo tem sido concebido como um conceito que requer auto-avaliação, ou seja, ele só pode ser observado e relatado pelo próprio indivíduo e não por indicadores externos escolhidos e definidos por terceiros (Siqueira e Padovam, 2008, p. 202). Cada pessoa avalia sua própria vida de maneira subjetiva, baseando-se em suas expectativas, seus valores, vivencias anteriores e suas emoções. São portanto, concepções subjetivas que acabam por se organizar em pensamentos e sentimentos sobre a expectativa e experiencia individual. O BES pode ser influenciado por variáveis tais como idade, gênero, nível sócioeconomico e cultura e, sendo o aspecto cognitivo do Bem Estar, está diretamente ligado as crenças que se estabelecem para si, para o mundo e para o futuro (Giacomoni, 2002). Assim, diante da observação empírica de algumas situações desestabilizadoras, como os exemplos citados acima, buscar-se-á conhecer por meio desta pesquisa como se encontram, emocionalmente falando, os discentes o IEAA, ou seja, se estão apresentando nesse momento mais afetos positivos ou negativos (dimensão emocional do BES), e se estão satisfeitos com suas vidas (dimensão cognitiva do BES). Além dessa perspectiva exploratória da realidade local, essa investigação irá colaborar com a ampliação dos estudos realizados em Humaitá/AM e divulgação deste no meio científico.
Keywords: Bem Estar Subjetivo
Universitários
Humaitá
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4650
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.