Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Contribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantil |
metadata.dc.creator: | Evelin Alyne Testi da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Michelle de Freitas Bissoli |
metadata.dc.description.resumo: | Sendo a criança um sujeito sócio-histórico, desde bem pequena a interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente culturalmente enriquecedor, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de se expressar, principalmente, neste trabalho, através dos desenhos. Considerar a escrita como linguagem por excelência de forma única e indiscutível faz com que coloquemos crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever que se expressam através de outras linguagens em um patamar de inferioridade. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a criação de desenho por crianças pequenas e sua relação com a Educação Infantil. Conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer as produções teóricas recentes de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à criação de desenhos por crianças pequenas e sua relação com a educação infantil, sob o enfoque da teoria Histórico-Cultural. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2010 e 2014 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B3 no (Qualis CAPES, área Educação), bem como em teses e dissertações em Educação defendidas no país no mesmo período e disponíveis no sítio da CAPES, além dos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED). |
Keywords: | Educação Infantil Desenho Estado da Arte |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652 |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SA0016.pdf | 316,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.