Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Michelle de Freitas Bissoli-
dc.creatorEvelin Alyne Testi da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:48:12Z-
dc.date.available2016-09-23T15:48:12Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652-
dc.description.resumoSendo a criança um sujeito sócio-histórico, desde bem pequena a interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente culturalmente enriquecedor, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de se expressar, principalmente, neste trabalho, através dos desenhos. Considerar a escrita como linguagem por excelência de forma única e indiscutível faz com que coloquemos crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever que se expressam através de outras linguagens em um patamar de inferioridade. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a criação de desenho por crianças pequenas e sua relação com a Educação Infantil. Conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer as produções teóricas recentes de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à criação de desenhos por crianças pequenas e sua relação com a educação infantil, sob o enfoque da teoria Histórico-Cultural. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2010 e 2014 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B3 no (Qualis CAPES, área Educação), bem como em teses e dissertações em Educação defendidas no país no mesmo período e disponíveis no sítio da CAPES, além dos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectDesenho-
dc.subjectEstado da Arte-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleContribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantilpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1 a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0016/2014-
dc.pibic.projetoContribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantil-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SA0016.pdf316,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.