Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Michelle de Freitas Bissoli | - |
dc.creator | Evelin Alyne Testi da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:48:12Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652 | - |
dc.description.resumo | Sendo a criança um sujeito sócio-histórico, desde bem pequena a interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente culturalmente enriquecedor, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de se expressar, principalmente, neste trabalho, através dos desenhos. Considerar a escrita como linguagem por excelência de forma única e indiscutível faz com que coloquemos crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever que se expressam através de outras linguagens em um patamar de inferioridade. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a criação de desenho por crianças pequenas e sua relação com a Educação Infantil. Conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer as produções teóricas recentes de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à criação de desenhos por crianças pequenas e sua relação com a educação infantil, sob o enfoque da teoria Histórico-Cultural. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2010 e 2014 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B3 no (Qualis CAPES, área Educação), bem como em teses e dissertações em Educação defendidas no país no mesmo período e disponíveis no sítio da CAPES, além dos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Métodos e Técnicas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2014 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | - |
dc.subject | Desenho | - |
dc.subject | Estado da Arte | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Contribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1 a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0016/2014 | - |
dc.pibic.projeto | Contribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantil | - |
dc.pibic.dtinicio | 2014-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2015-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SA0016.pdf | 316,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.