Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4702
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Políticas afirmativas de promoção da igualdade étnico-racial para educação básica: Aspectos da política nacional pós anos 90 e seus reflexos no contexto manauara
metadata.dc.creator: Deborah de Souza Barboza
metadata.dc.contributor.advisor1: Marines Viana de Souza
metadata.dc.description.resumo: O projeto situa-se no contexto dos estudos das propostas oriundas das políticas afirmativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial nos espaços escolares da educação básica brasileira. Nesse cenário, propomos partir da análise mais ampla dessas políticas para compreender o contexto nacional, com recorte histórico a partir dos anos 90 onde foram publicadas as orientações normativas que se encontram vigentes voltadas para esse propósito, e pesquisar as suas ressonâncias no contexto local. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, onde serão analisados os documentos concernentes ao estudo, como as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Plano Nacional para sua implantação. Em seguida, será realizado o levantamento das orientações normativas existentes no contexto manauara, voltadas para a mesma questão, oriundas dos órgãos normativos que regem as políticas educacionais locais.
Keywords: Educação
Políticas Afirmativas
Relações Étnico-Raciais
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Administração e Planejamento
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4702
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.