Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O ensino de Geografia em escola indígena do Médio Solimões
Autor(a): Mário dos Santos Cruz
Orientador(a): Helenice Aparecida Ricardo
Resumo: A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de aula para cada categoria geográfica trabalhada nas disciplinas Alfabetização Cartográfica e Saberes Geográficos: Organização do Espaço (Sociedade e Natureza) do curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação UFAM. As categorias lugar, paisagem, território, territorialidade, região, identidade, cultura deverão ser trabalhadas em sala de aula, através de práticas consagradas no ensino de Geografia e outras oriundas da prática educativa indígena. Os resultados deverão ser analisados e indicados os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelo professor. Diante dos resultados deverão ser elaboradas novas propostas de práticas pedagógicas em Geografia voltadas para a realidade da educação escolar indígena.
Palavras-chave: Geografia
Educação Escolar Indígena
Prática de Ensino
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Formação de Professores Indígenas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.