Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: O ensino de Geografia em escola indígena do Médio Solimões
metadata.dc.creator: Mário dos Santos Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Helenice Aparecida Ricardo
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de aula para cada categoria geográfica trabalhada nas disciplinas Alfabetização Cartográfica e Saberes Geográficos: Organização do Espaço (Sociedade e Natureza) do curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação UFAM. As categorias lugar, paisagem, território, territorialidade, região, identidade, cultura deverão ser trabalhadas em sala de aula, através de práticas consagradas no ensino de Geografia e outras oriundas da prática educativa indígena. Os resultados deverão ser analisados e indicados os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelo professor. Diante dos resultados deverão ser elaboradas novas propostas de práticas pedagógicas em Geografia voltadas para a realidade da educação escolar indígena.
Keywords: Geografia
Educação Escolar Indígena
Prática de Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Formação de Professores Indígenas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.