Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | O ensino de Geografia em escola indígena do Médio Solimões |
Autor(a): | Mário dos Santos Cruz |
Orientador(a): | Helenice Aparecida Ricardo |
Resumo: | A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de aula para cada categoria geográfica trabalhada nas disciplinas Alfabetização Cartográfica e Saberes Geográficos: Organização do Espaço (Sociedade e Natureza) do curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação UFAM. As categorias lugar, paisagem, território, territorialidade, região, identidade, cultura deverão ser trabalhadas em sala de aula, através de práticas consagradas no ensino de Geografia e outras oriundas da prática educativa indígena. Os resultados deverão ser analisados e indicados os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelo professor. Diante dos resultados deverão ser elaboradas novas propostas de práticas pedagógicas em Geografia voltadas para a realidade da educação escolar indígena. |
Palavras-chave: | Geografia Educação Escolar Indígena Prática de Ensino |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Formação de Professores Indígenas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739 |
Data do documento: | 31-jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.