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dc.contributor.advisor1Francisca Maria Coelho Cavalcanti-
dc.creatorMárcia Marques Azevedo-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:48:31Z-
dc.date.available2016-09-23T15:48:31Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4750-
dc.description.resumoEste projeto, de certa forma é continuidade do PIBIC 2013 que tem como titulo negligência na educação Infantil: aspectos da família e da escola . Este, o foco é para os anos iniciais do ensino fundamental objetivando com isso uma sequencia para futuras análises do tema abordado. Sabemos que as bases conjunturais da sociedade brasileira ao longo da história vêm determinadas por grandes contradições e grandes desigualdades sociais e econômicas. Diante disso, temos contextos sociais diversos que são atingidos pela pobreza, pela miséria e pela falta de consumo à cultura e a educação, o que levam a desinformação e a desumanização muitas vezes generalizadas e que são determinantes para compreensão de práticas relativas à atenção e cuidado que se deve ter com gerações mais novas, como é o caso de crianças e adolescentes. Os atos de negligência, contra crianças e adolescentes, manifestem-se amiúde nos meios mais pobres e no seio familiar constituindo-se, muitas vezes, a única forma de percepção retratada na sociedade. Porém, nosso estudo quer verificar quais aspectos de negligencia estão mais presentes na família e para além, verificar quais aspectos estão presentes na escola, já que família e escola são instituições por excelência em propiciar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Dessa forma, família e escola devem e são corresponsáveis na formação integral das crianças desde a mais tenra idade. Porem deve-se entender que existem aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento biopsicossocial que é específico da família e da escola e se as mesmas não praticarem de forma clara e satisfatória, ambas podem incorrer na prática de negligencia, o que poderá levar a perdas significativas de quem tanto precisa de cuidado e atenção em todos os aspectos que compõem um desenvolvimento humano. Nesse sentido, este projeto de iniciação a pesquisa inquire as seguintes questões: Quais negligências familiares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais? Quais negligências escolares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais? Que consequências as negligências familiares e escolares causam as crianças escolares? Como está se efetivando o papel da escola e o da família, levando em consideração a complementaridade que a LDB propõe?pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTeorias e Fundamentospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegligênciapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAnos Iniciais/Ensino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleNegligência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aspectos da família e da escolapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0165/2014-
dc.pibic.projetoNegligência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aspectos da família e da escola-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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