Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4769
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sedimentológica e petrográfica de rochas siliclásticas da sequência cretácea-neógena da Região do Baixo Rio Negro
Autor(a): Alexandra Dias Gonçalves
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Durante muito tempo as rochas das unidades neógenas que afloram na região de Manaus tiverem interpretações equivocadas, sendo inseridas no Grupo Barreiras e Formação Almerim. O estudo palinoestratigrafico de Dino et al. (2012) em rochas aflorantes na região de Manacapuru (oeste de Manaus), permitiu identificar unidades sedimentares neógenas (Formação Novo Remanço) na porção central da Bacia do Amazonas (Rozo, 2004, Soares, 2007 e Dino et al.2012). A identificação desta unidade sugere uma nova interpretação para a fase final de sedimentação da bacia. Porém, a falta de dados sedimentológicos, estratigráficos e gecronológicos detalhados, gera muitas controvérsias quanto ao posicionamento das unidades sedimentares pós-cretáceas. Por isso, estudos sedimentológicos e petrográficos detalhados em rochas sedimentares do Baixo Rio Negro, foco deste PIBIC, visa diferenciar as unidades estudadas com base em suas características litológicas e mineralógicas. Neste trabalho serão usados métodos laboratoriais de descrição de amostras de mão, separação granulométrica, descrição petrografica de lâminas delgadas e de grãos, objetivando a classificação das rochas e obtenção de dados mineralógicos que servirão de subsidio para inferências de proveniência, transporte e processos diagenéticos.
Palavras-chave: Formações Alter do Chão e Novo Remanso
Minerais Pesados
Ba
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4769
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.