Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4796
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade biológica das espécies Protium puncticulatum e Protium paniculatum da família Burseraceae da Amazônia brasileira
Autor(a): Cláudia Regina dos Santos Silva
Orientador(a): Daniel Tarcíso Martins Pereira
Resumo: O uso de plantas no tratamento e cura de enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana. Assim, a atividade biológica de espécies de plantas da Floresta Amazônica medicinais tem sido objeto de intensa investigação científica visando um aproveitamento econômico e racional. Ademais, plantas superiores e aromáticas são amplamente utilizadas na medicina popular, uma vez que apresentam amplo espectro de atividade e inibição comprovada contra bactérias e fungos. Diferentes espécies pertencentes às famílias Anacardiaceae, Anonaceae, Asteraceae, Burseraceae, Cannellaceae, Lamiaceae, Leguminosae, Meliaceae, Mirtaceae e Ruraceae tem sido identificadas como fontes promissoras de compostos ecoquimicamente ativos em função de sua ação repelente, sobre a oviposição, inibidores de crescimento, esterilizantes e toxinas, que formam uma vasta defesa química contra insetos e microrganismos invasores. Neste contexto, espécies da família Burseraceae compreende um excelente modelo de estudo biológico na Amazônia por causa de sua alta diversidade, importância ecológica, diversidade de habitats ocupados. Nas últimas décadas a U. S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou mais de 500 novas drogas obtidas de produtos de origem vegetal, análogos semi-sintéticos ou ainda compostas sintéticos baseadas em produtos naturais. A atual demanda das empresas biotecnológicas por estes compostos justifica os altos investimentos em P&D, e tem sido impulsionada por um mercado mundial que cresce na proporção de 6% a 7% ao ano. Assim, este projeto contribui com a pesquisa científica voltada a descoberta, desenvolvimento e inovação em produtos naturais através da prospecção de compostos bioativos, avaliação da atividade biológica de extratos das espécies Protium puncticulatum e Protium paniculatum da família Burseraceae frente às larvas do mosquito Aedes aegypti e avaliação da atividade antimicrobiana frente as bactérias: Staphylococcus saprophyticus, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa (Cepas padrão originadas da ATCC/FIOCRUZ/RJ. O projeto tem o apoio financeiro da FAPEAM, projeto Flavonóides de espécies da família Piperaceae , aprovado no âmbito do Programa PPP Edital N° 012/2009 e será executado com o apoio dos integrantes farmacêuticos e químicos do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas e Saúde Pública ICET/UFAM com comprovada experiência na prospecção e avaliação de compostos bioativos.
Palavras-chave: Burseraceae
Fitoquímica e atividade biológica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4796
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.