Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4936
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito de Borda causado pelo processo de desflorestamento na Floresta Ombrófila densa da Rebio Uatumã/Balbina, Presidente Figueiredo-AM
Autor(a): Dina Karen Barros Vieira
Orientador(a): Julio César Rodriguez Tello
Resumo: O Efeito de borda é um conjunto de alterações físicas, químicas e bióticas, que ocorrem nas margens da floresta e em sua área de influência, floresta a dentro. Este efeito, pode ocasionar um aumento da abundância relativa de espécies na margem do fragmento, especificamente e com maior abrangência nos fragmentos pequenos e isolados. A alteração estrutural do fragmento esta relacionada com uma mudança local, fazendo com que as espécies que não estão adaptadas ao estresse hídrico, característico das regiões de borda, acabem perecendo, provocando mudanças na base da cadeia alimentar e causando sérios danos a fauna e flora existente na região. O Objetivo Geral da pesquisa é analisar o efeito de borda em um fragmento de Floresta Ombrófila, Densa. Tendo como especificações, avaliar os aspectos biofísicos dos locais de amostragem, caracterizar os descritores fitossociológicos estruturais das comunidades vegetais, assim como, analisar o efeito de borda ocasionadas pela mudança nas características da vegetação das diferentes comunidades vegetais. Para avaliar os aspectos biofísicos dos locais de amostragem será utilizada a metodologia da avaliação ecológica rápida, As comunidades vegetais serão analisadas através de parcelas de 10x1000m(1ha) alocadas aleatoriamente, A identificação taxonômica, após a coleta do material reprodutivo e/ou vegetativo das árvores, serão feitas através de chaves de identificação e por comparação com material do Herbário do Departamento de Botânica do ICB, Esses aspectos serão estudados a partir de um fragmento de desflorestamento, no local de estudo, desde a Borda até 200 metros floresta a dentro.
Palavras-chave: Efeito de borda
Floresta densa
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4936
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.