Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5064
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Quantificação de mastócitos locais, em camundongos, injetados com o veneno de Bothrops atrox e tratados com a espécie vegetal antiofídica Bellucia dichotoma
Autor(a): Thais Andréa dos Anjos Martins
Orientador(a): Maria Cristina dos Santos
Resumo: Os mastócitos são células do sistema imune inato presentes no tecido conjuntivo e mucosa que apresentam grânulos citoplasmáticos. Os grânulos são preenchidos por mediadores pré-formados como histamina, serotonina, proteases e outros compostos. Após um estímulo os mastócitos degranulam e liberam os mediadores inflamatórios. Recentes estudos mostram que os mastócitos atuam no combate aos micro-organismos e frente ao envenenamento por serpentes. Em pesquisas envolvendo serpentes, cujo habitat é a América do Sul, são poucos estudos sobre o papel desempenhado pelos mastócitos na resposta inflamatória induzida pelos seus venenos. A literatura mostra que o veneno de Bothrops jararaca e B. lanceolatus causam a desgranulação de mastócitos in vitro. O tratamento indicado para acidentes com espécies do gênero Bothrops sp. é a administração endovenosa de soro antibotrópico. No entanto, as populações mais afastadas dos centros têm dificuldade de receber tratamento e em resposta, buscam alternativas terapêuticas, como extratos de plantas medicinais. Na região Oeste do Pará, uma das plantas mais usadas é a Bellucia dichotoma, conhecida popularmente como goaiaba-de-anta. Estudos recentes demonstraram que o extrato aquoso de Bellucia dichotoma, administrado por via oral, foi capaz de neutralizar eficientemente a atividade edematogênica do veneno de Bothrops atrox, como também potencializou a atividade do soro antibotrópico. Sendo os produtos de degranulação de mastócitos importantes na formação do edema, o presente estudo visa verificar a participação dessas células na resposta inflamatória local induzida pelo veneno de Bothrops atrox e, também verificar e quantificar os mastócitos em animais desafiados com esse veneno e tratados com Bellucia dichotoma.
Palavras-chave: Mastócitos
Ofidismo
Inflamação local
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FARMACOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5064
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_Final_IC_Thais.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.