Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5066
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Utilização de geotecnologias para análise de uso da terra no Projeto de Assentamento São Francisco, Canutama/Amazonas
Autor(a): Wanessa Monteiro Fernandes
Orientador(a): Viviane Vidal da Silva
Resumo: Visando compreender a contribuição dos projetos de assentamento para o desmatamento, especialmente no sul do estado do Amazonas, esta pesquisa objetiva quantificar e analisar o uso da terra no Projeto de Assentamento São Francisco, em uma escala local (lotes). Primeiramente serão digitalizados limites dos lotes do assentamento estudado, a partir do seu memorial descritivo, e utilizando o software Topo EVN 6.0. Para quantificar o uso da terra serão utilizadas as informações digitais (mapas no formato shapefile) do município de Canutama/AM geradas pelo Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES) que estão disponíveis gratuitamente no site Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais (INPE). Essas informações serão armazenadas em um Banco de Dados Espacial Digital, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, que a partir de consulta a esse banco serão calculadas as áreas de desmatamento e cobertura vegetal em cada lote. Os resultados desta pesquisa também poderão subsidiar os órgãos governamentais responsáveis pelo planejamento, implantação e acompanhamento dos projetos de assentamento no sul do Amazonas, bem como compreender a contribuição dos assentamentos para o processamento de desmatamento no sul do estado do Amazonas.
Palavras-chave: Uso da terra
Assentamentos rurais
Geoprocessamento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5066
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanessa Monteiro Fernandes.pdf518,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.