Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5084
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo das alterações histológicas na região do ligamento periodontal em ratos Wistar, após movimentação dentária experimental em hipotireoidismo agudo induzido
Autor(a): Rômulo Vitoriano da Costa
Orientador(a): Rosany Piccolotto Carvalho
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar experimentalmente as implicações do estado fisiológico de hipotireoidismo na remodelação óssea e histológica durante o tratamento ortodôntico; portanto, serão utilizados 32 ratos adultos da raça Wistar (Rattusnorvegicusalbinus), divididos em 4 grupos experimentais: grupo controle (Ctrl), grupo hipotireoidismo induzido (Hp), grupo aparelho ortodôntico (Ap) e grupo aparelho ortodôntico com hipotireoidismo induzido (Hp+Ap); estes exemplares serão obtidos do biotério doInstituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). O experimento consistirá na indução do estado de hipotireoidismo em ratos Wistar com a utilização de bloqueadores da glândula Tireoide simultaneamente à inserção cirúrgica de aparelho ortodôntico. O período experimental de tratamento ortodôntico será no máximo nove dias. Análises histológicas serão realizadas para verificar os efeitos da movimentação dentária promovida pelo tratamento ortodôntico, e o status funcional da glândula tireoide será verificado pela mensuração dos hormônios Tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Palavras-chave: Tireoide, Hipotireoidismo, Ortodôntico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5084
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Final_IC_Romulo.pdf782,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.